As performances do professar: deslocamentos do rio do saber em práxis incorporadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.15898

Palavras-chave:

Performance, Saber, Professar, Incorporação, Presença

Resumo

Ao cruzar as noções de performance e professar, tal como trabalhadas sobretudo por filósofos como Derrida e Gusdorf, este texto ensaia possibilidades de deslocar a noção de Saber do professor como objeto, passível de ser transferido, para aquela de Saber como práxis incorporada, manifesta em gestos e constituída na relação entre professores e alunos, em presença. A partir da Pedagogia Crítico-Performativa e dos estudos da performance, propomos que o professar seja entendido como a performance do saber que se constitui na pessoalidade intransferível, inerente aos processos de subjetivação.

 

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Biografia do Autor

Pedro Luis Braga, Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais de Artes/Teatro. Mestre pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Pedro Braga é professor e artista da presença. Pesquisa, ensaia e atua nas áreas de Educação, Performance, Estética e Artes Cênicas. Mestre em Cultura, Filosofia e História da Educação pela FE-USP. É bacharel em Artes Cênicas pela mesma universidade. Licenciado em Artes pela FAMOSP. Pedagogo pela Universidade Anhembi Morumbi. Já atuou como professor de Artes das redes pública e privada de ensino, como tutor online da UNIVESP para as disciplinas Arte e Música na Educação Infantil e TCC, como produtor de conteúdo para o Grupo Somos (editoras Ática, Saraiva e Scipione) na disciplina Artes nos PNLD 2018, 2019, 2020 e para a QConcursos. É idealizador, apresentador, editor e roteirista, desde 2017, com André Pédico, do canal para jovens no Youtube Pirilampo – Artes para novas gentes. Deu aulas de História e Teoria do Teatro, Curso Livre e Gramática da Ação Física no Curso Profissionalizante da Escola de Artes Symphony. Diretor Teatral, já tendo encenado as peças Sete Crianças Judias (assist. direção, 2018), Aire Frío (2016), Epidemia (2014), Anima (2009), Medeias (2011), A Mais Forte (2011) e Ponto de Partida (2010), esta última apresentada no SESC Consolação, na SP Escola de Teatro e nos festivais de Blumenau e de Caxias do Sul (Caxias em Cena). Em 2010, conclui pesquisa pela FAPESP em Encenação, pela qual recebe Menção Honrosa, a respeito do teatro japonês, orientado pelo Prof. Dr. Antônio Araújo do Teatro da Vertigem e coorientado pela Profa. Dra. Alice K. Fez cursos de dramaturgia e crítica com Jean-Pierre Sarrazac (França), Luiz Alberto de Abreu (Brasil) e Vivian Martinez Tabarez (Cuba). Fez o curso de Elementos do Teatro Shapeskeariano com Bernadeth Alves e o curso de "Teatro Musical", com Charles Yuri, Beth Pelegrini e Cadu Witter. Em 2012, participou do Núcleo Anatol Rosenfeld da Cia. do Latão, no qual atuou no espetáculo Buraco Filosófico. Participou como Ator dos processos de criação Anatomia do Fauno, sob direção de Marcelo Denny e Marcelo D´Avilla, com apresentações no Festival Mix Brasil em 2016 e Terra de Deitados, com a Cia Teatro Documentário, em 2015. Atuou também como Narrador por 3 edições do Sarau Arabesque e em uma edição do sarau Dançando com as Deusas, ambos ligados à dança do ventre e as danças do sagrado feminino. Atua como Professor Substituto nos cursos técnicos de Teatro/Artes no IFNMG Campus Diamantina (EBTT), onde também é Presidente da Comissão de Criação da Licenciatura em Teatro e onde foi professor da especialização (pós latto sensu) em Arte e Tecnologia

Soraia Chung Soraia, Professora Doutora da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo

acharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2001). Mestrado e Doutorado em Antropologia do Imaginário pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo com a tese: Planeta de Boieiros, culturas populares e educação de sensibilidade no imaginário do bumba-meu-boi.(2008). Professora Doutora no Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo.(2010). Orientadora nos Programas de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Cultura, Filosofia e História da Educação) e da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (Estudos Socioculturais do Movimento Humano) Desenvolve pesquisas relativas ao corpo e suas intersecções com produções culturais, artísticas, de lazer, jogos tradicionais e esporte, com ênfase antropo-filosófica e na área dos Estudos do Imaginário. Dentre os temas pesquisados estão os Jogos, Esportes, Manifestações Tradicionais e o Brincar. Coordena o Projeto Cinema e Corpo (EEFE, CINUSP e Pro Reitoria de Cultura e Extensão da USP), o Grupo de Estudos PULA e o Centro de Estudos Socioculturais (CESC- EEFE-USP). Membra do Ad Hoc Advisory Committee on the Safeguarding and Promotion of Traditional Sports and Games, UNESCO. Antes de integrar o quadro de docentes da USP, atuou como educadora e coordenadora em diversos programas de comunidades tradicionais.

Ana Cristina Zimmermann, Professora Doutora da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), especialização em Recreação, Lazer e Animação Sócio-Cultural pela Universidade Estadual de Londrina (1997), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2001) e doutorado em Educação pela USFC (2010), com estágio no Exterior (Bolsa Capes/PDEE), University of Nottingham. Trabalha com Ensino Superior em Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e dimensões socioculturais e filosóficas do movimentar-se. Atualmente é professora na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Atuou na coordenação do curso de Licenciatura em Educação Física entre 2016 e 2019. Orientadora no Programa de Pós-graduação em Educação Física e Esporte EEFE/USP na area de "Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte", no Programa de Pós-graduação em Educação FEUSP, na area de "Cultura, Filosofia e História da Educação”. Integrante do Ad Hoc Advisory Committee on the Safeguarding and Promotion of Traditional Sports and Games, UNESCO. Atualmente realizando pesquisa de Pós-doc na Université Paris-Decartes/UFR STAPS (Sciences et Techniques des Activités Physiques et Sportives).

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Publicado

2022-03-21

Como Citar

Braga, P. L., Soraia, S. C., & Zimmermann, A. C. (2022). As performances do professar: deslocamentos do rio do saber em práxis incorporadas. Reflexão E Ação, 30(1), 148-164. https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.15898

Edição

Seção

Artigos do Fluxo