Teaching performances: knowledge river displacements in embedded praxis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.15898

Keywords:

Performance, Knowledge, Teaching, Incorporation, Presence

Abstract

By crossing the meaning of performance and teaching, as worked by philosophers such as Derrida and Gusdorf, this text tests the possibilities of displacing the notion of teacher Knowledge as an object, capable of being transferred, to that Knowledge incorporated as Praxis, in presence manifested in gestures and constituted in the relationship between teachers and students. From Critical-Performative Pedagogy and performance studies, we propose that teaching must be understood as knowledge performance that constitutes the non-transferable personality inherent in the subjectivation processes.

 

References

ANTÉRIO, Djavan; GOMES-DA-SILVA, Pierre. A comunicação corporal como saber docente. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.23, n.1, p.446-468, Jan./jun. 2015. ISSN on-line: 1982-9949. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.17058/rea.v23i1.3031>. Acesso em: 10 out 2020.

AUSTIN, John. How to do things with words. Oxford, UK: Clarendon Press; Oxford University Press, 1962.

BRAGA, Pedro; ZIMMERMANN, Ana C. As Auras do Professar: desterritorialização da autoridade no sentido e da communitas e do entusiasmo. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2020. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/2237-266092099>.Acesso em: 26 out 2020.

BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo. In: Louro, Guacira (org.) O Corpo Educado. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

CIOTTI, Naira. O professor-performer. Natal: EDUFRN, 2019. 

CORDEIRO, Denilson; FURTADO, Joaci. Arte da Aula. São Paulo: SESC, 2019.

DERRIDA, Jacques. The future of profession or the university without condition. In: Cohen, Tom (edit.). Jacques Derrida and the Humanities: a critical reader. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2001.

FERREIRA-SANTOS, Marcos. Crepusculário. São Paulo: Zouk, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GALLO, Luz Elena. Una didáctica performativa para educar (desde) el cuerpo. Rev Bras Ciênc Esporte. 39(2):199---205, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.rbce.2016.09.002>. Acesso em: 20 out. 2020.

GIROUX, Henry. America's Education Deficit and the War on Youth: Reform Beyond Electoral Politics. New York: Monthly Review Books, 2013.

GUSDORF, Georges. Professores para quê? Para uma pedagogia da pedagogia. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.

JAURÈS, Jean. Discours du citoyen Jean Jaurès prononcé les 10 et 24 Janvier 1910 à la Chambre des Députés. Pour la Laiquë. 1910. Disponível em: <http://snudifo84.fr/chrono_upload/chrono9554_1.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2020.

LAUNAY, Isabelle. O dom do gesto. In: Greiner, Cristine e Amorim, Claudia. Leituras do Corpo. São Paulo: Annablume, 2010.

LOPONTE, Luciana. Tudo isso que chamamos de formação estética. Rev. Bras. de Educação, V. 22, n. 69, abr.-jun., 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/s1413-24782017226922>. Acesso em:  07 ago 2020.

MARCONDES, Marina M. Guerra de Maçãs e seus desdobramentos: a escola como paisagem performativa. Cad. Cedes, Campinas, v. 37, n. 101, p. 65-82, jan.-abr., 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/CC0101-32622017168669>.Acesso em: 20 ago 2020.

McLAREN, Peter. Rituais na escola: em direção a uma economia política de símbolos e gestos na educação. Petrópolis: Editora Vozes, 1991.

PEREIRA, Marcelo de A. A dimensão performativa do gesto na prática docente. Revista Brasileira de Educação. v. 15, n. 45, set./dez., 2010. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000300012>.Acesso em: 20 ago 2020.

PINEAU, Elyse. Nos Cruzamentos entre a Performance e a Pedagogia: uma revisão prospectiva. Revista Educação e Realidade. Porto Alegre: Vol. 35, n.2, pp. 89-113, ago. 2010. Disponível em:<http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/ article/view/14416/8333>. Acesso em: 01 set 2020.

RANCIÈRE, Jacques. O Espectador Emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

SABATINI, Arthur. A Dialógica da Performance e da Pedagogia. Revista de Educação. Santa Maria, v.39, n.3, p.477-488, set/dez, 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5902/1984644414779>.Acesso em: 20 ago 2020.

SAURA, Soraia C. Manifestações populares e práticas educativas, dentro e fora da escola. Rev Bras Educ Fís Esporte. São Paulo, v 27, n 7, p. 27-36, 2013. Disponível em: <https://territoriodobrincar.com.br/wp-content/uploads/2015/06/Soraia_Chung_Saura_Manifestacoes_populares_e_praticas_educativas.pdf>.Acesso em: 28 out 2020.

SCHECHNER, Richard. O que pode a performance na educação? Entrevista concedida a Gilberto Icle e Marcelo de Andrade Pereira. Revista Educação e Realidade. Porto Alegre, v.35, n.2, p.23-55, ago., 2010. Disponível em:<http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13502/7644>. Acesso em: 20 ago 2020. 

VICK, M. J. e MARTINEZ, Clarissa. Teachers and Teaching: Subjectivity, performativity and the body. Educational Philosophy and Theory. V. 43, N. 2, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1469-5812.2009.00552.x Acesso em: 29 ago 2020.

ZIMMERMANN, Ana C. Docência: do movimento entre fazer e refletir In: Correia, W.R.; Muglia-Rodrigues, Bárbara (orgs.) Educação Física no Ensino Fundamental: da inspiração à ação. São Paulo: Fontoura, 2015, p. 21-34.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pedro Luis Braga, Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais de Artes/Teatro. Mestre pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Pedro Braga é professor e artista da presença. Pesquisa, ensaia e atua nas áreas de Educação, Performance, Estética e Artes Cênicas. Mestre em Cultura, Filosofia e História da Educação pela FE-USP. É bacharel em Artes Cênicas pela mesma universidade. Licenciado em Artes pela FAMOSP. Pedagogo pela Universidade Anhembi Morumbi. Já atuou como professor de Artes das redes pública e privada de ensino, como tutor online da UNIVESP para as disciplinas Arte e Música na Educação Infantil e TCC, como produtor de conteúdo para o Grupo Somos (editoras Ática, Saraiva e Scipione) na disciplina Artes nos PNLD 2018, 2019, 2020 e para a QConcursos. É idealizador, apresentador, editor e roteirista, desde 2017, com André Pédico, do canal para jovens no Youtube Pirilampo – Artes para novas gentes. Deu aulas de História e Teoria do Teatro, Curso Livre e Gramática da Ação Física no Curso Profissionalizante da Escola de Artes Symphony. Diretor Teatral, já tendo encenado as peças Sete Crianças Judias (assist. direção, 2018), Aire Frío (2016), Epidemia (2014), Anima (2009), Medeias (2011), A Mais Forte (2011) e Ponto de Partida (2010), esta última apresentada no SESC Consolação, na SP Escola de Teatro e nos festivais de Blumenau e de Caxias do Sul (Caxias em Cena). Em 2010, conclui pesquisa pela FAPESP em Encenação, pela qual recebe Menção Honrosa, a respeito do teatro japonês, orientado pelo Prof. Dr. Antônio Araújo do Teatro da Vertigem e coorientado pela Profa. Dra. Alice K. Fez cursos de dramaturgia e crítica com Jean-Pierre Sarrazac (França), Luiz Alberto de Abreu (Brasil) e Vivian Martinez Tabarez (Cuba). Fez o curso de Elementos do Teatro Shapeskeariano com Bernadeth Alves e o curso de "Teatro Musical", com Charles Yuri, Beth Pelegrini e Cadu Witter. Em 2012, participou do Núcleo Anatol Rosenfeld da Cia. do Latão, no qual atuou no espetáculo Buraco Filosófico. Participou como Ator dos processos de criação Anatomia do Fauno, sob direção de Marcelo Denny e Marcelo D´Avilla, com apresentações no Festival Mix Brasil em 2016 e Terra de Deitados, com a Cia Teatro Documentário, em 2015. Atuou também como Narrador por 3 edições do Sarau Arabesque e em uma edição do sarau Dançando com as Deusas, ambos ligados à dança do ventre e as danças do sagrado feminino. Atua como Professor Substituto nos cursos técnicos de Teatro/Artes no IFNMG Campus Diamantina (EBTT), onde também é Presidente da Comissão de Criação da Licenciatura em Teatro e onde foi professor da especialização (pós latto sensu) em Arte e Tecnologia

Soraia Chung Soraia, Professora Doutora da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo

acharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2001). Mestrado e Doutorado em Antropologia do Imaginário pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo com a tese: Planeta de Boieiros, culturas populares e educação de sensibilidade no imaginário do bumba-meu-boi.(2008). Professora Doutora no Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo.(2010). Orientadora nos Programas de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Cultura, Filosofia e História da Educação) e da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (Estudos Socioculturais do Movimento Humano) Desenvolve pesquisas relativas ao corpo e suas intersecções com produções culturais, artísticas, de lazer, jogos tradicionais e esporte, com ênfase antropo-filosófica e na área dos Estudos do Imaginário. Dentre os temas pesquisados estão os Jogos, Esportes, Manifestações Tradicionais e o Brincar. Coordena o Projeto Cinema e Corpo (EEFE, CINUSP e Pro Reitoria de Cultura e Extensão da USP), o Grupo de Estudos PULA e o Centro de Estudos Socioculturais (CESC- EEFE-USP). Membra do Ad Hoc Advisory Committee on the Safeguarding and Promotion of Traditional Sports and Games, UNESCO. Antes de integrar o quadro de docentes da USP, atuou como educadora e coordenadora em diversos programas de comunidades tradicionais.

Ana Cristina Zimmermann, Professora Doutora da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), especialização em Recreação, Lazer e Animação Sócio-Cultural pela Universidade Estadual de Londrina (1997), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2001) e doutorado em Educação pela USFC (2010), com estágio no Exterior (Bolsa Capes/PDEE), University of Nottingham. Trabalha com Ensino Superior em Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e dimensões socioculturais e filosóficas do movimentar-se. Atualmente é professora na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Atuou na coordenação do curso de Licenciatura em Educação Física entre 2016 e 2019. Orientadora no Programa de Pós-graduação em Educação Física e Esporte EEFE/USP na area de "Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte", no Programa de Pós-graduação em Educação FEUSP, na area de "Cultura, Filosofia e História da Educação”. Integrante do Ad Hoc Advisory Committee on the Safeguarding and Promotion of Traditional Sports and Games, UNESCO. Atualmente realizando pesquisa de Pós-doc na Université Paris-Decartes/UFR STAPS (Sciences et Techniques des Activités Physiques et Sportives).

Published

2022-03-21

How to Cite

Braga, P. L., Soraia, S. C., & Zimmermann, A. C. (2022). Teaching performances: knowledge river displacements in embedded praxis. Reflexão E Ação, 30(1), 148-164. https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.15898

Issue

Section

Artigos do Fluxo