O papel da tecnologia na Educação em tempos de pandemia: concepções sobre o legado de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.16011Palavras-chave:
Covid-19, Exclusão, Opressão, Paulo Freire, Tecnologias da Informação e ComunicaçãoResumo
Este artigo analisa a educação brasileira em tempos de Covid-19, o uso e o fetiche das tecnologias da informação e comunicação (TICs) à luz das categorias de opressão e exclusão, presentes na obra de Paulo Freire. A pesquisa, bibliográfica e exploratória, a partir da vida e do pensamento freireano, estudou o incremento do uso das TICs durante a crise sanitária e as contradições que emergiram a partir das relações de opressão-libertação e inclusão-exclusão que impactaram a vida escolar neste cenário. Por fim, oferecem-se reflexões a partir das inconclusões da temática, com vistas a novas incursões epistemológicas.
Referências
BASTOS, F. P. Comunicação. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 88.
BRASIL. Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2012/lei-12612-13-abril-2012-612708-publicacaooriginal-135760-pl.html>. Acesso em: 10 nov. 2020
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Tradução de Roneide Venâncio Majer. 20.ed. São Paulo: Paz e Terra, v. 1, 2019. 630 p.
FREIRE, A. M. A. A voz da esposa: a trajetória de Paulo Freire. In: GADOTTI, M. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire; Brasília: UNESCO, 1996a. p. 28 p. 47.
FREIRE, L. C. Paulo Freire por seu filho. In: SOUSA, A. I; SCHNORR, G. M; SCHWENDLER, S. F; BERTOLINI, M. A. A; ALBUQUERQUE, T. S; ZANETTI, M. A. Paulo Freire: vida e obra. São Paulo: Expressão Popular, 2001.
FREIRE, P. “A máquina está a serviço de quem?”, Revista BITS, vol. 1, n. 7, São Paulo, mai., 1984, p. 6.
FREIRE, P. À Sombra desta Mangueira. São Paulo: Olho d’água. 2006.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, P. Educação e Atualidade Brasileira. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1996b.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998, p. 133.
FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HAN, B.-C. No enxame: Perspectivas do digital. Tradução de Lucas Machado. Petrópolis: Vozes, 2018. 136 p.
INSTITUTO PAULO FREIRE (IPF). O Instituto Paulo Freire. Disponível em: https://www.paulofreire.org/sobre-o-ipf/o-instituto-paulo-freire. Acesso em: 10 nov. 2020.
OLIVEIRA, A. R. Oprimido/Opressor. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
OLIVEIRA, E. Enem 2020: Inep anuncia abstenção acima de 50% e diz que vai averiguar casos de alunos barrados. G1, 17 de jan. de 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/enem/2020/noticia/2021/01/17/enem-2020-em-meio-a-pandemia-foi-algo-vitorioso-diz-ministro-da-educacao-abstencao-foi-acima-de-50percent.ghtml. Acesso em: 30 de julho de 2021.
OMS. Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo Coronavírus. Mudança de classificação obriga países a tomarem atitudes preventivas. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus. Acesso em: 2 de nov. de 2020.
Selwyn N., (2017) Um panorama dos estudos críticos em educação e tecnologias digitais. in Rocha, C., El Kadri, M. and Windle, J. (eds). Diálogos sobre tecnologia educacional. São Paulo, Pontes (pp.15-40)
UNICEF. UNICEF alerta para aumento de incidência do trabalho infantil durante a pandemia em São Paulo. UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância., 2020a. Disponivel em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/unicef-alerta-para-aumento-de-incidencia-do-trabalho-infantil-durante-pandemia-em-sao-paulo. Acesso em: 9 nov. 2020.
UNICEF. Covid-19: mais de 97% dos estudantes ainda estão fora das salas de aula na América Latina e no Caribe. UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância, 2020b. Disponivelem: <https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/covid-19-mais-de-97-por-cento-dos-estudantes-ainda-estao-fora-das-salas-de-aula-na-america-latina-e-no-caribe?fbclid=IwAR3vZ6hoX8eolbm0uCOl1reocvz6iNqnhWFNTmWR8ajUQWMTmRxUqjWXQCY>. Acesso em: 10 nov. 2020.
VIVANCO, Georgina (2015). Educación y tecnologías de la información y la comunicación. Revista Brasileira de Educação, v. 20 n. 61 abr.- jun. p 297-315.
ZEFERINO, N. K. “Por uma educação tecnológica emancipatória: contribuições freireanas para a superação do fetiche da tecnologia em sala de aula. Arquivo Brasileiro De Educação, Vol. 7, nº 16, março de 2020, p. 154-80.