A formação permanente e o currículo freireano uma análise da Pedagogia do Movimento (2013-2016)

Autores

  • Rogerio Andrade Maciel Universidade Federal do Pará. Associado da Sociedade Brasileira de História da Educação. http://orcid.org/0000-0003-1673-5215
  • Marcos Renan Freitas de Oliveira Universidade do Estado do Pará -UEPA. Diretor da Secretaria MunIcipal de Educação de Bragança-PA http://orcid.org/0000-0002-0540-9345
  • Joana d'Arc de Vasconcelos Neves Universidade Federal do Pará. Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação Linguagens e Saberes da Amazônia. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. http://orcid.org/0000-0002-3110-3649

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.16015

Palavras-chave:

Formação Permanente, Paulo Freire, Pedagogia do Movimento

Resumo

Este estudo versa sobre a análise do processo de formação permanente e a tessitura do currículo Freireano, a partir da pedagogia do movimento em Bragança-PA. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza documental e usa a Análise de Conteúdo para tratar os dados. Desse modo, foi identificado que a formação permanente no exercício da análise da realidade (2013), com o diálogo sobre a interdisciplinaridade (2014) e a reflexão sobre a práxis educativa (2015), possibilitaram construir uma Pedagogia do Movimento (2016) com cunho de educação popular, advindo dos principais protagonistas da “escola bragantina”: professores, gestores, alunos, pais e a Secretaria Municipal de Educação.

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Biografia do Autor

Rogerio Andrade Maciel, Universidade Federal do Pará. Associado da Sociedade Brasileira de História da Educação.

Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFPA.

Marcos Renan Freitas de Oliveira, Universidade do Estado do Pará -UEPA. Diretor da Secretaria MunIcipal de Educação de Bragança-PA

Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Unitins (2020). Licenciado em Educação Física (2011). Especialista em Docência Universitária com Ênfase em Educação (2014), ambos pela UEPA. Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação - PPGED/UEPA (2015). Atualmente é Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Bragança e Professor Substituto do Curso de Educação Física da UEPA. Membro do grupo de pesquisa Ressignificar: formação de professores e prática pedagógica em Educação Física.

Joana d'Arc de Vasconcelos Neves, Universidade Federal do Pará. Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação Linguagens e Saberes da Amazônia. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

Doutora e Mestra em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará Campus de Bragança-Pa. Coordena o Grupo de Pesquisa de Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia. É Pesquisadora da Rede Inclusiva da região Amazônica; do Observatório Superior da Educação do campo; da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, Grupo de Pesquisa sobre a Juventude e Representaçoes sociais da Educação -GEPEJURSE. Exerceu a Direção de Ensino do campus Universitário de Bragança (2014-2017); Diretora da Faculdade de Educação (2010-2012). Atua na área de Educação; Formação de Professores; Educação Inclusiva e Psicologia da Educação

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Publicado

2023-05-03

Como Citar

Maciel, R. A., Oliveira, M. R. F. de, & Neves, J. d’Arc de V. (2023). A formação permanente e o currículo freireano uma análise da Pedagogia do Movimento (2013-2016). Reflexão E Ação, 31(2), 173-189. https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.16015

Edição

Seção

Artigos do Fluxo