La formación permanente y currículo freirean un análisis de la Pedagogía del Movimiento (2013-2016)

Autores/as

  • Rogerio Andrade Maciel Universidade Federal do Pará. Associado da Sociedade Brasileira de História da Educação. http://orcid.org/0000-0003-1673-5215
  • Marcos Renan Freitas de Oliveira Universidade do Estado do Pará -UEPA. Diretor da Secretaria MunIcipal de Educação de Bragança-PA http://orcid.org/0000-0002-0540-9345
  • Joana d'Arc de Vasconcelos Neves Universidade Federal do Pará. Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação Linguagens e Saberes da Amazônia. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. http://orcid.org/0000-0002-3110-3649

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.16015

Palabras clave:

Formación permanente, Paulo Freire, Pedagogía del Movimiento

Resumen

Este estudio aborda el análisis del proceso de formación permanente y el tejido del currículo freireano, basado en la pedagogía del movimiento en Bragança-PA. La investigación tiene un enfoque cualitativo, de carácter documental y utiliza el Análisis de Contenido para tratar los datos. Así, se identificó que la formación permanente en el ejercicio del análisis de la realidad (2013), con el diálogo sobre la interdisciplinariedad (2014) y la reflexión sobre la praxis educativa (2015), permitió construir una Pedagogía del Movimiento (2016) con sello. de educación popular, proveniente de los principales protagonistas de la “escuela bragantina”: docentes, gestores, alumnos, padres y la Concejalía de Educación Municipal.

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Biografía del autor/a

Rogerio Andrade Maciel, Universidade Federal do Pará. Associado da Sociedade Brasileira de História da Educação.

Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFPA.

Marcos Renan Freitas de Oliveira, Universidade do Estado do Pará -UEPA. Diretor da Secretaria MunIcipal de Educação de Bragança-PA

Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Unitins (2020). Licenciado em Educação Física (2011). Especialista em Docência Universitária com Ênfase em Educação (2014), ambos pela UEPA. Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação - PPGED/UEPA (2015). Atualmente é Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Bragança e Professor Substituto do Curso de Educação Física da UEPA. Membro do grupo de pesquisa Ressignificar: formação de professores e prática pedagógica em Educação Física.

Joana d'Arc de Vasconcelos Neves, Universidade Federal do Pará. Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação Linguagens e Saberes da Amazônia. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

Doutora e Mestra em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará Campus de Bragança-Pa. Coordena o Grupo de Pesquisa de Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia. É Pesquisadora da Rede Inclusiva da região Amazônica; do Observatório Superior da Educação do campo; da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, Grupo de Pesquisa sobre a Juventude e Representaçoes sociais da Educação -GEPEJURSE. Exerceu a Direção de Ensino do campus Universitário de Bragança (2014-2017); Diretora da Faculdade de Educação (2010-2012). Atua na área de Educação; Formação de Professores; Educação Inclusiva e Psicologia da Educação

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Publicado

2023-05-03

Cómo citar

Maciel, R. A., Oliveira, M. R. F. de, & Neves, J. d’Arc de V. (2023). La formación permanente y currículo freirean un análisis de la Pedagogía del Movimiento (2013-2016). Reflexão E Ação, 31(2), 173-189. https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.16015

Número

Sección

Artigos do Fluxo