EXTENSÃO POPULAR: BASES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16028

Palavras-chave:

Extensão Popular, Educação Popular, Trabalho Social Universitário, Pensamento Decolonial.

Resumo

O presente artigo se propõe a desenvolver uma abordagem teórica-metodológica da concepção de Extensão Popular. Para tanto, parte do delineamento de alguns aspectos teóricos e metodológicos importantes para compreender o desenvolvimento histórico-conceitual da Extensão Popular. Em sequência, busca evidenciar a sua compreensão enquanto ponto de partida da ação universitária, articulando ensino e pesquisa para uma aplicação edificante da ciência, por meio da construção compartilhada do conhecimento. Ademais, destaca-se questões relevantes para o debate e a mobilização do processo de (re)pensar e (re)fazer das práticas extensionistas, quanto à sua interface com uma perspectiva decolonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Promoção da Saúde, do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Renan Soares Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Nutricionista. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Celâny Teixeira Mélo, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Ane Flávia Souza Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Cruz, P. J. S. C., Araújo, R. S., Mélo, C. T., & Rodrigues, A. F. S. (2021). EXTENSÃO POPULAR: BASES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. Reflexão E Ação, 29(2), 69-85. https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16028

Edição

Seção

Dossiê Temático: Paulo Freire e Educação Popular: cultura, metodologias, lugares e sujeitos