UM CANTO PARA SER MAIS: MÚSICA E RESISTÊNCIA NO VALE DO JEQUITINHONHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16082

Palavras-chave:

Práticas Sociais, Processos Educativos, Educação Bancária, Colonialidade.

Resumo

A pesquisa que resultou neste artigo, teve como objetivo analisar processos educativos desencadeados a partir do coral Trovadores do Vale, localizado no Vale do Jequitinhonha, MG. O coral está em atividade há 50 anos, com um repertório que percorre cantos de trabalho, cantos de roda, cantos religiosos e danças. Partimos da problemática de que o legado colonial e moderno marginalizou saberes e práticas e entendemos que por meio da cultura popular, sujeitos formam resistência, construindo e contando sua história. A metodologia e o percurso metodológico foi se contruindo em diálogo com os sujeitos da pesquisa, na perspectiva da pesquisa participante. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados diários de campo, entrevistas semi-estruturadas e documentos para análise. Por meio da triangulação dos dados obtidos, surgiram três categorias temáticas. Os processos educativos que abordaremos neste artigo, foram oriundos de duas delas, a saber, “músicas e versos na comunidade Trovadores do Vale” e “história, resistência e fecundidade”. Dialogamos com autores como Enrique Dussel, Paulo Freire e Aníbal Quijano, e por fim, apontamos como o coral contribui para a transformação da realidade de vida em que se inserem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Augusto Dutra de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora Professor no Departamento de Letras e Artes/Colégio de Aplicação João XXIII

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e Licenciado em Música pela Universidade de São Paulo. Professor no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora e vice-coordenador do programa de extensão Arte em Trânsito, coordenando o projeto Pontes Comunitárias. Desenvolve pesquisa com os seguintes temas: Práticas Sociais e Processos Educativos; Educação Popular; Educação Musical e Humanização.

Maria Waldenez de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos Centro de Educação e Ciências Humanas Departamento de Metodologia de Ensino

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1980) - bacharelado e licenciatura, com mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1987) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1996). Em 2003 fiz pós-doutorado em Educação Popular e Saúde junto à FIOCRUZ com os professores Eduardo Stoz e Victor Valla. Sou professora titular em "Educação Popular e Saúde: processos educativos em práticas sociais" (2013). Em 1986 ingressei como docente concursada na Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Metodologia de Ensino. Desde 1998 atuo junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, atualmente na Linha de Pesquisa "Práticas Sociais e Processos Educativos". De fevereiro a novembro de 2016 exerci o cargo de Secretária Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar -SAADE órgão institucional ligado à Reitoria responsável pelas Políticas de Equidade da UFSCar. Em 2016 ,a SAADE coordenou o processo de elaboração, redação e aprovação da Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade atualmente vigente na UFSCar . Sou co-lider do Grupo de Pesquisa "Práticas Sociais e Processos Educativos" registrado no CNPq em 1997. Considerando-se as áreas do CNPq, tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuo principalmente nos seguintes temas: processos educativos, educação popular, educação popular e saúde. Faço parte da coordenação do projeto Mapeamento e Catalogação de Práticas de Educação Popular e Saúde de São Carlos, desde 2006, tendo este projeto recebido o prêmio Victor Valla de Educação Popular e Saúde do Ministério da Saúde em 2012. Sou membro do Grupo Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e Educação Popular e Saúde da Secretaria de Saúde de São Carlos. Fui representante da Rede de Educação Popular e Saúde no Comitê Nacional de Educação Popular e Saúde do Ministério da Saúde desde agosto de 2009. Fui coordenadora dessa Rede no período de 2007 a 2014. Sou membro da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO) - GT de Educação Popular e Saúde e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) - GT de Educação Popular, do qual fui coordenadora no período de 2014 a 2017, sendo atualmente parecerista ad hoc desses GTs. Fui representante da UFSCar junto à Associação de Universidades do Grupo Montevidéo (AUGM), no Núcleo Educação para a Integração (NEPI) de 1999 a 2017

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Oliveira, P. A. D. de, & Oliveira, M. W. de. (2021). UM CANTO PARA SER MAIS: MÚSICA E RESISTÊNCIA NO VALE DO JEQUITINHONHA. Reflexão E Ação, 29(2), 115-130. https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16082

Edição

Seção

Dossiê Temático: Paulo Freire e Educação Popular: cultura, metodologias, lugare