A SONG TO BE MORE: MUSIC AND RESISTANCE IN THE JEQUITINHONHA VALLEY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16082

Keywords:

Social Practices, Educational Processes, Banking Education, Coloniality.

Abstract

The research in this paper, aimed to analyze educational processes triggered by the Trovadores do Vale choir, located in Jequitinhonha Valley, MG. The choir has been active for 50 years, with a repertoire that consists of folk songs, such as labor songs, religious hymns, among other songs and dances. Originally, our research question was stimulated from the practices and experiences from both the colonial and modern legacies and we understand that through popular culture, subjects form resistance, building and telling their story. The methodology and the methodological path were built in dialogue with the research subjects, from the participant research perspective. As data collection instruments, were used, field diaries, semistructured interviews, and documents for analysis. Through the triangulation of the data obtained, three thematic categories emerged. The educational processes that we will address in this article, came from two of them, namely, “songs and verses in the Trovadores do Vale community” and “history, resistance and fecundity”. We have spoken with authors like Enrique Dussel, Paulo Freire and Aníbal Quijano, and finally, we pointed out how the choir contributes to the reality of life transformation, in which they are inserted.

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Author Biographies

Pedro Augusto Dutra de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora Professor no Departamento de Letras e Artes/Colégio de Aplicação João XXIII

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e Licenciado em Música pela Universidade de São Paulo. Professor no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora e vice-coordenador do programa de extensão Arte em Trânsito, coordenando o projeto Pontes Comunitárias. Desenvolve pesquisa com os seguintes temas: Práticas Sociais e Processos Educativos; Educação Popular; Educação Musical e Humanização.

Maria Waldenez de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos Centro de Educação e Ciências Humanas Departamento de Metodologia de Ensino

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1980) - bacharelado e licenciatura, com mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1987) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1996). Em 2003 fiz pós-doutorado em Educação Popular e Saúde junto à FIOCRUZ com os professores Eduardo Stoz e Victor Valla. Sou professora titular em "Educação Popular e Saúde: processos educativos em práticas sociais" (2013). Em 1986 ingressei como docente concursada na Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Metodologia de Ensino. Desde 1998 atuo junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, atualmente na Linha de Pesquisa "Práticas Sociais e Processos Educativos". De fevereiro a novembro de 2016 exerci o cargo de Secretária Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar -SAADE órgão institucional ligado à Reitoria responsável pelas Políticas de Equidade da UFSCar. Em 2016 ,a SAADE coordenou o processo de elaboração, redação e aprovação da Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade atualmente vigente na UFSCar . Sou co-lider do Grupo de Pesquisa "Práticas Sociais e Processos Educativos" registrado no CNPq em 1997. Considerando-se as áreas do CNPq, tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuo principalmente nos seguintes temas: processos educativos, educação popular, educação popular e saúde. Faço parte da coordenação do projeto Mapeamento e Catalogação de Práticas de Educação Popular e Saúde de São Carlos, desde 2006, tendo este projeto recebido o prêmio Victor Valla de Educação Popular e Saúde do Ministério da Saúde em 2012. Sou membro do Grupo Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e Educação Popular e Saúde da Secretaria de Saúde de São Carlos. Fui representante da Rede de Educação Popular e Saúde no Comitê Nacional de Educação Popular e Saúde do Ministério da Saúde desde agosto de 2009. Fui coordenadora dessa Rede no período de 2007 a 2014. Sou membro da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO) - GT de Educação Popular e Saúde e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) - GT de Educação Popular, do qual fui coordenadora no período de 2014 a 2017, sendo atualmente parecerista ad hoc desses GTs. Fui representante da UFSCar junto à Associação de Universidades do Grupo Montevidéo (AUGM), no Núcleo Educação para a Integração (NEPI) de 1999 a 2017

Published

2021-07-26

How to Cite

Oliveira, P. A. D. de, & Oliveira, M. W. de. (2021). A SONG TO BE MORE: MUSIC AND RESISTANCE IN THE JEQUITINHONHA VALLEY. Reflexão E Ação, 29(2), 115-130. https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16082

Issue

Section

Dossiê Temático: Paulo Freire e Educação Popular: cultura, metodologias, lugare