UNA CANCIÓN PARA SER MÁS: MÚSICA Y RESISTENCIA EN EL VALLE DEL JEQUITINHONHA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16082

Palabras clave:

Prácticas Sociales, Procesos Educativos, Educación Bancaria, Colonialidad.

Resumen

La investigación que dio lugar a este artículo tuvo como objetivo analizar los procesos educativos desencadenados por el coro Trovadores do Vale, ubicado en Valle del Jequitinhonha, MG. El coro está en actividad desde hace 50 años, con un repertorio que abarca canciones de trabajo, canciones de rondas, canciones religiosas y bailes. Partimos del problema de que el legado colonial y moderno marginaron saberes y prácticas y entendemos que a través de la cultura popular los sujetos de esta investigación forman resistencias, construyendo y contando su historia. La metodología y el camino metodológico se construyeron en diálogo entre los sujetos de investigación, desde la perspectiva de la investigación participante. Como instrumentos de recolección de datos se utilizaron diarios de campo, entrevistas semiestructuradas y documentos de análisis. A través de la triangulación de los datos obtenidos, surgieron tres categorías temáticas. Los procesos educativos que abordaremos en este artículo partieron de dos de ellos, a saber, “cantos y versos en la comunidad Trovadores do Vale” e “historia, resistencia y fecundidad”. Hablamos con autores como Enrique Dussel, Paulo Freire y Aníbal Quijano, y finalmente, señalamos cómo el coro contribuye a la transformación de la realidad de vida en la que se insertan.

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Biografía del autor/a

Pedro Augusto Dutra de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora Professor no Departamento de Letras e Artes/Colégio de Aplicação João XXIII

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e Licenciado em Música pela Universidade de São Paulo. Professor no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora e vice-coordenador do programa de extensão Arte em Trânsito, coordenando o projeto Pontes Comunitárias. Desenvolve pesquisa com os seguintes temas: Práticas Sociais e Processos Educativos; Educação Popular; Educação Musical e Humanização.

Maria Waldenez de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos Centro de Educação e Ciências Humanas Departamento de Metodologia de Ensino

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1980) - bacharelado e licenciatura, com mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1987) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1996). Em 2003 fiz pós-doutorado em Educação Popular e Saúde junto à FIOCRUZ com os professores Eduardo Stoz e Victor Valla. Sou professora titular em "Educação Popular e Saúde: processos educativos em práticas sociais" (2013). Em 1986 ingressei como docente concursada na Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Metodologia de Ensino. Desde 1998 atuo junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, atualmente na Linha de Pesquisa "Práticas Sociais e Processos Educativos". De fevereiro a novembro de 2016 exerci o cargo de Secretária Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar -SAADE órgão institucional ligado à Reitoria responsável pelas Políticas de Equidade da UFSCar. Em 2016 ,a SAADE coordenou o processo de elaboração, redação e aprovação da Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade atualmente vigente na UFSCar . Sou co-lider do Grupo de Pesquisa "Práticas Sociais e Processos Educativos" registrado no CNPq em 1997. Considerando-se as áreas do CNPq, tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuo principalmente nos seguintes temas: processos educativos, educação popular, educação popular e saúde. Faço parte da coordenação do projeto Mapeamento e Catalogação de Práticas de Educação Popular e Saúde de São Carlos, desde 2006, tendo este projeto recebido o prêmio Victor Valla de Educação Popular e Saúde do Ministério da Saúde em 2012. Sou membro do Grupo Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e Educação Popular e Saúde da Secretaria de Saúde de São Carlos. Fui representante da Rede de Educação Popular e Saúde no Comitê Nacional de Educação Popular e Saúde do Ministério da Saúde desde agosto de 2009. Fui coordenadora dessa Rede no período de 2007 a 2014. Sou membro da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO) - GT de Educação Popular e Saúde e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) - GT de Educação Popular, do qual fui coordenadora no período de 2014 a 2017, sendo atualmente parecerista ad hoc desses GTs. Fui representante da UFSCar junto à Associação de Universidades do Grupo Montevidéo (AUGM), no Núcleo Educação para a Integração (NEPI) de 1999 a 2017

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Publicado

2021-07-26

Cómo citar

Oliveira, P. A. D. de, & Oliveira, M. W. de. (2021). UNA CANCIÓN PARA SER MÁS: MÚSICA Y RESISTENCIA EN EL VALLE DEL JEQUITINHONHA. Reflexão E Ação, 29(2), 115-130. https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16082

Número

Sección

Dossiê Temático: Paulo Freire e Educação Popular: cultura, metodologias, lugare