Visualidade e visibilidade em práticas educativas: (per)cursos para a compreensão crítica de imagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.16130

Palavras-chave:

Visualidade, Visibilidade, Compreensão crítica, Ensino da arte, Contemporaneidade, Experiência

Resumo

Na sociedade contemporânea, tornou-se impossível desconsiderar funções assumidas pelas imagens (deleitar, entreter, comercializar), correlacionadas a transformações nos modos de perceber as dimensões de tempo e espaço, em que estão imbricadas questões identitárias. Este artigo aponta para a importância das proposições arte/educativas no sentido de propiciar vivências que conduzam a experiências significativas ao promover reflexões sobre os regimes de visibilidade presentes em nossa sociedade, ampliando potencialidades para uma visualização abrangente e contextualizada. Assim, salientamos uma proposição sobre consumo, em que a compreensão crítica de visualidades era contemplada. Desse modo, objetivou-se investigar quais aspectos da visualidade no que tange ao imaginário de consumo faziam-se recorrentes nos discursos de estudantes do sexto semestre de Pedagogia. Essa pesquisa valeu-se da utilização de metodologias visuais na pesquisa em ciências humanas como modo de ampliar o campo da experiência. Os resultados demonstram que os estudantes estabelecem relações entre cultura visual e as suas vivências, questionando-se sobre sua relevância na criação de paradigmas que interfeririam em sua prática docente.

 

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Biografia do Autor

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas, UFPel, RS

Doutora em Educação. Professora do Centro de Artes (UFPel) e Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), na Linha de Pesquisa "Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas". Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPQ).

Laura Sacco dos Anjos Torres, Universidade Federal de Pelotas

Mestra em Educação. Licenciada em Artes Visuais (UFPel). Licenciada em Letras (UCPel). Integrante do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPQ). Bolsista CNPQ.

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Publicado

2022-03-21

Como Citar

Zamperetti, M. P., & Torres, L. S. dos A. (2022). Visualidade e visibilidade em práticas educativas: (per)cursos para a compreensão crítica de imagens. Reflexão E Ação, 30(1), 165-185. https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.16130

Edição

Seção

Artigos do Fluxo