Visualidade e visibilidade em práticas educativas: (per)cursos para a compreensão crítica de imagens
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.16130Palavras-chave:
Visualidade, Visibilidade, Compreensão crítica, Ensino da arte, Contemporaneidade, ExperiênciaResumo
Na sociedade contemporânea, tornou-se impossível desconsiderar funções assumidas pelas imagens (deleitar, entreter, comercializar), correlacionadas a transformações nos modos de perceber as dimensões de tempo e espaço, em que estão imbricadas questões identitárias. Este artigo aponta para a importância das proposições arte/educativas no sentido de propiciar vivências que conduzam a experiências significativas ao promover reflexões sobre os regimes de visibilidade presentes em nossa sociedade, ampliando potencialidades para uma visualização abrangente e contextualizada. Assim, salientamos uma proposição sobre consumo, em que a compreensão crítica de visualidades era contemplada. Desse modo, objetivou-se investigar quais aspectos da visualidade no que tange ao imaginário de consumo faziam-se recorrentes nos discursos de estudantes do sexto semestre de Pedagogia. Essa pesquisa valeu-se da utilização de metodologias visuais na pesquisa em ciências humanas como modo de ampliar o campo da experiência. Os resultados demonstram que os estudantes estabelecem relações entre cultura visual e as suas vivências, questionando-se sobre sua relevância na criação de paradigmas que interfeririam em sua prática docente.
Referências
ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Cultura e formação de professores. In: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância. Série Formação cultural de professores. Rio de Janeiro, ano XX, boletim 07, 2010. p. 14-21 (Tv Escola/ Salto para o futuro).
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Tradução de Michel Laud e Yara Frateschi Vieira. 16ª Edição. São Paulo: Hucitec, 2014.
DUARTE JR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 5ª Edição. Curitiba: Criar Edições, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 66ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, Paulo. Algumas reflexões em torno da utopia. In: FREIRE, Ana Maria de Araújo (org.). Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.
GOLDENBERG, Mirian. Coroas: Corpo, Envelhecimento, Casamento e Infidelidade. Rio de Janeiro: Record, 2008.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LANZ, Letícia. O corpo da roupa: a pessoa transgênera entre a transgressão e a conformidade com as normas de gênero. Uma introdução aos estudos transgêneros. Curitiba: Movimento Transgente, 2ª edição, 2017.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, N. 19, Jan/Fev/Mar/Abr. 2002. p. 20-28. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf Acesso em 20 jan. 2019.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista Ciências da Educação. N.8, jan/abr, 2009.
MARTINS, Raimundo. Educação e poder: deslocamentos perceptivos e conceituais da cultura visual. In: OLIVEIRA, Marilda De Oliveira; HERNÁNDEZ, Fernando (Orgs.). A formação do professor e o Ensino das Artes Visuais. Santa Maria: editora UFSM, 2005.p.133 - 145.
MIRZOEFF, Nicholas. The visual culture reader. 3 edition. Routledge, 1998.
MITCHELL, William John Thomas. What do pictures want? – The Lives and Loves of Images. Chicago: University of Chicago Press, 2005.
NÓVOA, A. O regresso dos professores. In: Conferência Desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da Aprendizagem ao longo da Vida. Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, 2011. p. 1-11. Disponível em: https://escoladosargacal.files.wordpress.com/2009/05/regressodosprofessoresantonionovoa.pdf. Acesso em: 11 abr. 2021.
NÓVOA, A. Prefácio, 2001. In: JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
SILVA, A. B. Mentes consumistas: do consumismo à compulsão por compras. São Paulo: Globo, 2014.
VARGAS LLOSA, Mario. Los cuadernos de don Rigoberto. 2 ed. Buenos Aires: Punto de Lectura, 2016.
ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Estar-junto na sala de aula: inter-relações e reflexões para o ensino da arte. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v.1, p.80 - 92, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/11693/11833 Acesso em: 03 jun. 2021.