Ensino Médio Integral e Trabalho Docente: A produção científica em repositórios institucionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16181

Palavras-chave:

Ensino Médio Integral, Intensificação, Precarização, Trabalho docente

Resumo

Neste artigo, apresentamos um levantamento da produção acadêmico-científica no campo de pesquisa sobre o ensino médio integral e suas repercussões sobre o trabalho docente. Como procedimentos metodológicos este trabalho pode ser definido como uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo bibliográfica. Os resultados indicam que existe um processo de precarização do trabalho docente no Brasil, caracterizando-se pela desqualificação e desvalorização docente, degradação das condições de trabalho, aumento da jornada e da flexibilização nas formas de contratação, fruto da adoção de políticas de cunho neoliberal, combinada à reestruturação produtiva do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thamyrys Fernanda Cândido de Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Mestra em Educação pela UFPE; Acadêmica do Curso de Doutorado em Educação pela UFPE.

Katharine Ninive Pinto Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora Associada 2 do Núcleo de Formação Docente (UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu (Centro de Educação - Linha de Pesquisa em Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005), Mestra em Educação (2000) e Pedagoga (1997) pela Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Lima, T. F. C. de, & Silva, K. N. P. (2021). Ensino Médio Integral e Trabalho Docente: A produção científica em repositórios institucionais. Reflexão E Ação, 29(3), 10-25. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16181

Edição

Seção

Dossiê temático: Ensino Médio e Educação Integral na América Latina