Ensino Médio Inovador: os desafios da Educação Integral e (em) Tempo Integral para a juventude

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16396

Palavras-chave:

Educação Integral, Tempo Integral, Ensino Médio Inovador

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre os desafios da implantação do Ensino Médio Integral e(m) Tempo Integral, Ensino Médio Inovador, desenvolvido pela SEEDUC. Por meio de uma metodologia qualitativa, dialogamos com os principais teóricos da área, as legislações produzidas nos últimos anos e as percepções dos gestores entrevistados. Os resultados são de uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) nos anos de 2018 e 2019. Consideramos a importância de tratar sobre os desafios das desigualdades e a trajetória da educação em tempo integral no Brasil. De acordo com a percepção dos gestores, apesar dos desafios na sua implementação e continuidade, o EMI contribuiu para a melhoria na qualidade da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisangela da Silva Bernado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- Unirio

Pós-doutora (2016) em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Bolsista CAPES/PNPD. Doutora (2008) e Mestre (2003) em Ciências Humanas/Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Licenciada (2000) em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuou como pesquisadora no Laboratório de Avaliação em Educação da PUC-Rio (LAED), no período 2004-2008. Integrou as Comissões Científica e Organizadora do Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste (ANPEd Sudeste) em 2011. É membro das associações de pesquisa Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Parecerista ad doc das Revistas Meta: Avaliação, Perspectivas online: humanas e sociais aplicadas, Educação e Cultura Contemporânea, Ensaio e Séries-Estudos. Consultora do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) de 2010-2012. Avaliadora do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (2010) e do Prêmio Inovação em Gestão Educacional do INEP (2008). Consultora pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 2008. Pesquisa políticas, programas e práticas de gestão da educação e de educação em tempo integral, abarcando os seguintes temas: gestão escolar e educacional; gestão democrática; políticas de avaliação da educação básica; desigualdades educacionais; Programa Mais Educação/Programa Novo Mais Educação; Educação Comparada; e, Indicadores Educacionais para análise de políticas educacionais. Atualmente, atua como Professora Associada do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) orientando no Mestrado e no Doutorado nas Linhas de Pesquisa "Políticas, História e Cultura em Educação" e "Políticas e Práticas em Educação", respectivamente. Pesquisadora do Núcleo de Estudos ? Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO). Líder do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação. Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ - (2015-2018) e (2019-2021). Coordenadora do Mestrado em Educação/PPGEDU (2018-2020)

Flavia Gonçalves da Silva, Universidade Federal Fluminense- UFF

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense(UFF) na linha de Pesquisa: Trabalho-Educação, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) na linha de Pesquisa: Políticas, História e Cultura em Educação. Mediadora pedagógica do Consórcio CEDERJ da disciplina Dinâmica e Organização Escolar. Integrante do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde e do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação(POGEFE)

Rosângela Cristina Rocha Passos Felix, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- Unirio

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO. É Pesquisadora no grupo de pesquisa Política, Gestão e Financiamento em Educação- POGEFE e do Núcleo de Estudos: Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI). Atualmente atua como professora de ensino fundamental- anos iniciais da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Belford Roxo.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Como Citar

Bernado, E. da S., Silva, F. G. da, & Felix, R. C. R. P. (2022). Ensino Médio Inovador: os desafios da Educação Integral e (em) Tempo Integral para a juventude . Reflexão E Ação, 30(2), 179-195. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16396

Edição

Seção

Artigos do Fluxo