Innovative High School: The challenges of integral and (in) full-time Education for Youth

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16396

Keywords:

Integral Education, Full-time, Innovative High School

Abstract

This article presents a reflection regarding implementing Integral High School challenges (in) Full-Time, Innovative High School, developed by SEEDUC. Through a qualitative methodology, we dialogued with the main theorists in the area, the legislation produced in recent years and the perceptions of the interviewed managers. The results are from a survey carried out at Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO) in the years 2018 and 2019. We consider the importance of addressing the inequalities challenges and the trajectory of full-time education in Brazil. According to the managers' perception, despite the challenges in its implementation and continuity, the EMI contributed to the improvement of education with quality.

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Author Biographies

Elisangela da Silva Bernado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- Unirio

Pós-doutora (2016) em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Bolsista CAPES/PNPD. Doutora (2008) e Mestre (2003) em Ciências Humanas/Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Licenciada (2000) em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuou como pesquisadora no Laboratório de Avaliação em Educação da PUC-Rio (LAED), no período 2004-2008. Integrou as Comissões Científica e Organizadora do Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste (ANPEd Sudeste) em 2011. É membro das associações de pesquisa Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Parecerista ad doc das Revistas Meta: Avaliação, Perspectivas online: humanas e sociais aplicadas, Educação e Cultura Contemporânea, Ensaio e Séries-Estudos. Consultora do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) de 2010-2012. Avaliadora do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (2010) e do Prêmio Inovação em Gestão Educacional do INEP (2008). Consultora pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 2008. Pesquisa políticas, programas e práticas de gestão da educação e de educação em tempo integral, abarcando os seguintes temas: gestão escolar e educacional; gestão democrática; políticas de avaliação da educação básica; desigualdades educacionais; Programa Mais Educação/Programa Novo Mais Educação; Educação Comparada; e, Indicadores Educacionais para análise de políticas educacionais. Atualmente, atua como Professora Associada do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) orientando no Mestrado e no Doutorado nas Linhas de Pesquisa "Políticas, História e Cultura em Educação" e "Políticas e Práticas em Educação", respectivamente. Pesquisadora do Núcleo de Estudos ? Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO). Líder do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação. Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ - (2015-2018) e (2019-2021). Coordenadora do Mestrado em Educação/PPGEDU (2018-2020)

Flavia Gonçalves da Silva, Universidade Federal Fluminense- UFF

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense(UFF) na linha de Pesquisa: Trabalho-Educação, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) na linha de Pesquisa: Políticas, História e Cultura em Educação. Mediadora pedagógica do Consórcio CEDERJ da disciplina Dinâmica e Organização Escolar. Integrante do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde e do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação(POGEFE)

Rosângela Cristina Rocha Passos Felix, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- Unirio

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO. É Pesquisadora no grupo de pesquisa Política, Gestão e Financiamento em Educação- POGEFE e do Núcleo de Estudos: Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI). Atualmente atua como professora de ensino fundamental- anos iniciais da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Belford Roxo.

Published

2022-05-30

How to Cite

Bernado, E. da S., Silva, F. G. da, & Felix, R. C. R. P. (2022). Innovative High School: The challenges of integral and (in) full-time Education for Youth. Reflexão E Ação, 30(2), 179-195. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16396

Issue

Section

Artigos do Fluxo