Ensino Médio Integrado e Abandono Escolar: Uma análise do Instituto Federal do Paraná (2017-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16401

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Abandono escolar, IFPR

Resumo

O artigo objetiva analisar as relações entre o abandono escolar e os arranjos curriculares do Ensino Médio Integrado (EMI) no Brasil, especificamente observando cargas horárias e tempos de duração dos cursos. Para isso, foi investigado um conjunto de 69 cursos do Instituto Federal do Paraná (IFPR), ofertados entre 2017 e 2019. Os dados foram extraídos da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) e analisados à luz de metodologia quantitativa própria. Foram apresentadas duas conclusões principais, que poderão contribuir para a formulação de políticas públicas e para pensar os desafios da concepção político-pedagógica da formação humana integral na atual conjuntura educacional do país.

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Biografia do Autor

Lucas Barbosa Pelissari, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR.

Graduado em Licenciatura em Matemática (PUCPR) e Engenharia Civil (UFPR). Mestre em Educação (UFPR). Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Coordenador e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) do IFPR.

Patrícia da Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR.

Graduada em Letras-Inglês (UNOPAR). Mestre em Estudos da Linguagem (UEL). Professora EBTT do IFPR Campus Arapongas.

David José de Andrade Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR.

Graduado em Letras-Inglês (FAFIJA). Mestre e doutor em Letras (UFPR). Professor EBTT do IFPR Campus Jacarezinho.

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Publicado

2021-11-22

Como Citar

Pelissari, L. B., da Silveira, P., & Silva, D. J. de A. (2021). Ensino Médio Integrado e Abandono Escolar: Uma análise do Instituto Federal do Paraná (2017-2019). Reflexão E Ação, 29(3), 89-104. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16401

Edição

Seção

Dossiê temático: Ensino Médio e Educação Integral na América Latina