Programa Ensino Integral: a proposta do estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16403

Palavras-chave:

Educação Integral, Educação Básica, Ensino Médio, Escola Pública

Resumo

O artigo discute a proposta do Programa Ensino Integral - PEI, implantada na rede estadual do estado de São Paulo desde 2012 como estratégia para garantia do direito social à educação de qualidade na escola pública. Procura demonstrar, a partir da pesquisa documental e revisão de literatura, em que medida o PEI se aproxima ou distância da concepção de Educação Integral na perspectiva da omnilateralidade e da emancipação humana. Verificou-se que as escolas que compõem o PEI apresentaram melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb, contudo, apesar de algumas mudanças, não se percebe avanços em relação ao desenvolvimento integral do estudante na perspectiva analisada.

 

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Biografia do Autor

Adriana Locatelli França, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade do Oeste Paulista (2003). Atualmente é professor coordenador geral - EEEI Professor Placídio Braga Nogueira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em coordenação pedagógica. Participa, como mestranda em Educação, do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior (GPFPPEEBS), do Programa de Pós-Graduação FCT/UNESP de Presidente Prudente.

Renata Portela Rinaldi, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professor Associado da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2009), com estágio na Université de Genève (UNIGE), Faculté de Psychologie et des Sciences de l?Education, Genéve / Suiça. Livre-docente em Didática e Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Unesp). É líder do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior" (http://www.fct.unesp.br/#!/pesquisa/fppeebs/). É membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Formação básica e continuada de professores (UFSCar). É membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) desde 2004, vinculada ao GT08 - Formação de Professores. É membro associado da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) desde 2020. É membro associado da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE) desde 2020. Atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Campus de Presidente Prudente. Foi editora da Revista Nuances: estudos sobre educação no biênio 2016-2018. Exerceu a função de Coordenadora do Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva ministrado pela UNESP/NEAD em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formadores de professores, aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, estágio supervisionado, processos formativos via internet, tecnologias de informação e comunicação e educação integral.

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Publicado

2022-05-30

Como Citar

França, A. L., & Rinaldi, R. P. (2022). Programa Ensino Integral: a proposta do estado de São Paulo. Reflexão E Ação, 30(2), 38-52. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16403

Edição

Seção

Artigos do Fluxo