Modernização neoliberal e ampliação da jornada escolar em Pernambuco, Nordeste do Brasil

Autores

Palavras-chave:

Modernização, Neoliberalismo, Bncc do Ensino Médio, Lei 13.415/2017, Pernambuco.

Resumo

O texto analisa as determinações da lei 13.415/2017 (Reforma do Ensino Médio), os fundamentos que embasam o novo Currículo de Pernambuco e as medidas voltadas à flexibilização curricular. O estudo se apoia na análise de documentos oficiais e na revisão bibliográfica da literatura especializada e de teses e dissertações sobre, desenvolvidas no âmbito de uma pesquisa matriz. Conclui-se que a reforma no curricular, expressam mais uma etapa da modernização conservadora neoliberal dando nova forma a um modelo de oferta que vem sendo construído desde os finais da década de 1990, baseado no paradigma das aprendizagens flexíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamerson Almeida Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Linha de Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Silva, J. A. (2022). Modernização neoliberal e ampliação da jornada escolar em Pernambuco, Nordeste do Brasil. Reflexão E Ação, 30(3), 185-199. Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/16407