Modernização neoliberal e ampliação da jornada escolar em Pernambuco, Nordeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.16407

Palavras-chave:

Modernização, Neoliberalismo, Bncc do Ensino Médio, Lei 13.415/2017, Pernambuco.

Resumo

O texto analisa as determinações da lei 13.415/2017 (Reforma do Ensino Médio), os fundamentos que embasam o novo Currículo de Pernambuco e as medidas voltadas à flexibilização curricular. O estudo se apoia na análise de documentos oficiais e na revisão bibliográfica da literatura especializada e de teses e dissertações sobre, desenvolvidas no âmbito de uma pesquisa matriz. Conclui-se que a reforma no curricular, expressam mais uma etapa da modernização conservadora neoliberal dando nova forma a um modelo de oferta que vem sendo construído desde os finais da década de 1990, baseado no paradigma das aprendizagens flexíveis.

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Biografia do Autor

Jamerson Almeida Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Linha de Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação.

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Publicado

2022-08-20

Como Citar

Silva, J. A. (2022). Modernização neoliberal e ampliação da jornada escolar em Pernambuco, Nordeste do Brasil. Reflexão E Ação, 30(3), 185-199. https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.16407