Formação Docente e Educação Inclusiva: elementos para uma interseção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16441

Palavras-chave:

Formação Docente, Educação Inclusiva, Educação Especial

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar uma reflexão sobre o papel da formação docente em uma perspectiva inclusiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com o uso da pesquisa bibliográfica. Os resultados evidenciam as mudanças e concepções presentificadas ao longo do tempo sobre a formação docente e os caminhos percorridos para uma interseção entre formação docente e escola inclusiva. Conclui-se que o maior desafio é a formação continuada possibilitar a produção de conhecimentos que possam originar novas atitudes docentes e que resultem na compreensão de situações complexas de ensino voltadas à inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademárcia Lopes de Oliveira Costa, Universidade Federal do Acre

Universidade Federal do Acre – UFAC, Campus, Rio Branco – Acre – Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens – PPEHL. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, Centro de Educação, Letras e Artes. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Graduada em Pedagogia.

Robéria Vieira Barreto Gomes, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza – Ceará – Brasil. Docente da Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Especializados. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná/UFPR

Maria Irinilda da Silva Bezerra, Universidade Federal do Acre

Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre/Campus Floresta (UFAC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens – PPEHL e do Curso de Pedagogia, do Centro de Educação e Letras. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2022-05-30

Como Citar

Costa, A. L. de O., Gomes, R. V. B., & Bezerra, M. I. da S. (2022). Formação Docente e Educação Inclusiva: elementos para uma interseção. Reflexão E Ação, 30(2), 148-161. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16441

Edição

Seção

Artigos do Fluxo