O Ensino Médio em tempo integral em Pau dos Ferros/RN no contexto da Lei 13.415/2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16517

Palavras-chave:

Lei nº 13.415/2017, Ensino Médio, Ensino em Tempo Integral, Ensino de Geografia.

Resumo

As reformas educacionais abrangem um amplo e complexo cenário de mudanças no sistema educacional. Sob esta perspectiva, esta investigação analisa como as implicações da Lei nº 13.415/2017 repercutem no Ensino Médio e na Geografia, em uma escola pública do município de Pau dos Ferros/RN. A metodologia se constitui em uma abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico, estudo de campo, observação direta e diário de campo. Constata-se que a Escola analisada está se moldando às proposições da reformulação do EM, a partir da implementação Ensino em Tempo Integral e das mudanças no âmbito curricular e organizativo/administrativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raiany Priscila Paiva Medeiros Nonato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Avançado Natal - Zona Leste.

Possui graduação em Geografia/Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Pau dos Ferros (2018) e Mestrado em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2020). Pós-Graduanda pelo Curso de Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido EaD, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Avançado Natal - Zona Leste, Polo Mossoró (2020). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional - NUGAR/UERN. Tem interesse pelas áreas ligadas ao Ensino de Geografia, Educação e Meio Ambiente. Atualmente é Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte.

Cícero Nilton Moreira da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Possui graduação em Geografia/Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (2000), mestrado em Geografia também pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2013). Atua como Professor Adjunto, do Quadro Permanente, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (Campus de Pau dos Ferros-RN), com atividade de pesquisa junto ao Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional (NuGAR) e ao Núcleo de Estudos em Educação (NEEd), ambos vinculados à PROPEG/UERN. Faz parte do corpo docente permanente do Programas de Pós-graduação em Ensino (PPGE), mais especificamente do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE), bem como do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES), ambos sediados no CAMEAM/UERN. Além de orientar 01 (um) projeto de Iniciação Científica (PIBIC Edital 2019-2020), sobre Ensino de Geografia e educação contextualizada no Semiárido; Possui experiência na área de Geografia Humana, com ênfase nos seguintes temas: espaço agrário, reforma agrária, movimentos sociais no campo, desenvolvimento rural e território, Pronaf, metodologia participativa e gestão comunitária, ensino de geografia.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Paiva Medeiros Nonato, R. P., & Moreira da Silva, C. N. (2021). O Ensino Médio em tempo integral em Pau dos Ferros/RN no contexto da Lei 13.415/2017. Reflexão E Ação, 29(3), 105-125. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16517

Edição

Seção

Dossiê temático: Ensino Médio e Educação Integral na América Latina