The full-time High School at Pau dos Ferros/RN in the context of the Law 13.415/2017

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16517

Keywords:

Law 13.415/2017, High School, Integral Time Teaching, Geography teaching

Abstract

Educational reforms embrace a broad and complex scenario of changes in the educational system. From this perspective, this research analyzes how the Law 13.415/2017 implications affect the High School and Geography, in a public school in Pau dos Ferros/RN city. The methodology is constituted with a qualitative approach, with a bibliographic survey, field study, direct observation, and a field journal. It is found that the analyzed School is edging itself to the reformulation of the high school proposals, from the implementation of Teaching in Full Time and the changes in the curricular and organizational / administrative scope.

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Author Biographies

Raiany Priscila Paiva Medeiros Nonato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Avançado Natal - Zona Leste.

Possui graduação em Geografia/Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Pau dos Ferros (2018) e Mestrado em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2020). Pós-Graduanda pelo Curso de Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido EaD, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Avançado Natal - Zona Leste, Polo Mossoró (2020). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional - NUGAR/UERN. Tem interesse pelas áreas ligadas ao Ensino de Geografia, Educação e Meio Ambiente. Atualmente é Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte.

Cícero Nilton Moreira da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Possui graduação em Geografia/Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (2000), mestrado em Geografia também pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2013). Atua como Professor Adjunto, do Quadro Permanente, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (Campus de Pau dos Ferros-RN), com atividade de pesquisa junto ao Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional (NuGAR) e ao Núcleo de Estudos em Educação (NEEd), ambos vinculados à PROPEG/UERN. Faz parte do corpo docente permanente do Programas de Pós-graduação em Ensino (PPGE), mais especificamente do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE), bem como do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES), ambos sediados no CAMEAM/UERN. Além de orientar 01 (um) projeto de Iniciação Científica (PIBIC Edital 2019-2020), sobre Ensino de Geografia e educação contextualizada no Semiárido; Possui experiência na área de Geografia Humana, com ênfase nos seguintes temas: espaço agrário, reforma agrária, movimentos sociais no campo, desenvolvimento rural e território, Pronaf, metodologia participativa e gestão comunitária, ensino de geografia.

Published

2021-11-22

How to Cite

Paiva Medeiros Nonato, R. P., & Moreira da Silva, C. N. (2021). The full-time High School at Pau dos Ferros/RN in the context of the Law 13.415/2017 . Reflexão E Ação, 29(3), 105-125. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16517

Issue

Section

Dossiê temático: Ensino Médio e Educação Integral na América Latina