Indisciplinas, conflitos e violências

uma compreensão do clima escolar

Autores

Palavras-chave:

Indisciplina, conflito, violência e clima escolar

Resumo

Esse texto é um convite à compreensão da instituição escolar a partir da desnaturalização de sua universalidade e eternidade. O objetivo central é problematizar os conceitos de indisciplina, conflito e violência no cotidiano de escolar. Nesse sentido, o texto convida para um olhar problematizador acerca das relações intersubjetivas que se constroem na escolar e adverte a importância de compreender o conflito como pedagogicamente positivo para construção de um clima escolar democrático. O texto está fundamentado em uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes do Ensino Médio, docentes e gestores de uma escola pública de São Gonçalo, (RJ).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pamela Suelli da Motta Esteves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Socióloga e Psicanalista. Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Comunicação e Culturas nas Periferias Urbanas - PPGECC.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Esteves, P. S. da M. (2022). Indisciplinas, conflitos e violências: uma compreensão do clima escolar. Reflexão E Ação, 30(3), 200-214. Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/16561