Memórias de velhos(as) chiquitanos(as)

identidade de gênero e brincadeiras de infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.16731

Palavras-chave:

Identidade de gênero, Brincar indígena, Chiquitanos, Memória de velhos.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a função social do brincar na construção da identidade de gênero a partir das memórias de velhos(as) Chiquitanos. Esses atores narram suas brincadeiras de infância, evidenciando como as relações de gênero se constituíam em um contexto histórico marcado pelos conhecimentos tradicionais desse grupo. Na cultura chiquitana as relações de gênero se processam conforme os códigos culturais e se constituem de maneira singular ao conceber o homem e a mulher em sua cosmologia. Assim, o brincar era organizado de forma espontânea, flexível e desprovida de estereótipos de gênero. Meninos e meninas brincavam juntos e faziam seus brinquedos com os materiais disponíveis na natureza.

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Biografia do Autor

Elidiane Martins de Brito da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso. Professora da Rede Pública do Estado de Mato Grosso – SEDUC

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Professora da Rede Pública do Estado de Mato Grosso – SEDUC. Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do Grupo de Pesquisa: Educação Cultura e Diversidade, UEMS/CNPq

Léia Teixeira Lacerda, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1995), Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2003), Mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atuou na Coordenadoria dos Cursos Normal Superior e Normal Superior Indígena no período de 2002 a 2005 e no Curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Campo Grande da UEMS, no período de 2009 a 2018. Atualmente é Coordenadora do Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão Educação, Linguagem, Memória e Identidade/CELMI e professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no Curso de Pedagogia e no Programa de Mestrado Profissional em Educação. Editora da Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem. Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade, associada à Rede de Pesquisa Internacional para América Latina, Europa e Caribe/Rede ALEC. Vencedora do Prêmio Péter Murányi em 2009 na área de Educação, com o trabalho: Educação de Jovens e Adultos e Prevenção das IST/AIDS em Escolas Indígenas do Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brasil. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, gênero, educação sexual, história indígena, histórias de vida e educação escolar indígena.

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Publicado

2022-08-20

Como Citar

Silva, E. M. de B. da, & Lacerda, L. T. (2022). Memórias de velhos(as) chiquitanos(as): identidade de gênero e brincadeiras de infância. Reflexão E Ação, 30(3), 231-246. https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.16731