Implicações da exposição de alunos do Ensino Fundamental I às telas digitais na pandemia de COVID-19 durante o ensino remoto

Autores

Palavras-chave:

Covid-19, ensino remoto, tempo de tela, TIC

Resumo

O ano de 2020 ficou marcado pela pandemia do COVID-19, uma emergência de saúde pública de nível internacional que atingiu o mundo todo de forma inesperada, o que exigiu várias medidas de combate ao vírus, entre elas o fechamento dos estabelecimentos, o que incluiu as instituições de ensino. Diante deste contexto, o ensino e a aprendizagem precisaram se reinventar, e as aulas passaram a ser remotas. Por meio de um estudo bibliográfico, este trabalho visa fazer uma reflexão sobre as implicações do tempo de exposição às telas digitais por parte de alunos do Ensino Fundamental I, destacando alguns malefícios apresentados pelas pesquisas, tais como: alterações no sono, estresse, alterações comportamentais, entre outros.  Diante disso, consideramos uma necessidade de as instituições de ensino refletirem sobre como conduzir esse momento de ensino remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Gabrielle Ramos Navarro, Universidade Metropolitana de Santos

Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (2008) e graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2015), especialização em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual pela Faculdade de Educação São Luís (2018), especialização em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Visual pela Faculdade de Educação São Luís (2019) e especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação São Luís (2019). Atualmente sou professora adjunto II da Prefeitura Municipal de Santos, atuo como professora do Atendimento Educacional Especializado. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e estou cursando Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental pela Universidade Metropolitana de Santos. Bolsista no Programa Mestre-Aluno (Prefeitura Municipal de Santos)

Abigail Malavasi, Universidade Metropolitana de Santos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (1984), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Foi diretora de escola do Governo do Estado de São Paulo de 1996 a julho de 2016. Atualmente é professora da graduação e do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), bem como coordenadora do curso de Psicologia da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, avaliação e currículo, psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento, inclusão escolar, letramento, alfabetização e formação continuada de professores.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Ramos Navarro, L. G., & Malavasi, A. (2022). Implicações da exposição de alunos do Ensino Fundamental I às telas digitais na pandemia de COVID-19 durante o ensino remoto. Reflexão E Ação, 30(3), 171-184. Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/17223