Da escola para a prisão

uma revisão sobre as relações entre encarceramento, fracasso escolar e racismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17435

Palavras-chave:

Racismo, Educação, Fracasso Escolar, Ponte da escola à prisão, Prisão

Resumo

Os dados sobre o sistema prisional nos Estados Unidos e no Brasil possuem semelhanças no perfil social, racial e educacional da população encarcerada. A partir disso, o objetivo da pesquisa foi analisar se as temáticas do encarceramento, racismo e fracasso escolar são abordadas de forma inter-relacionada na área da Educação. Para isso, foi feito um levantamento nas bases de dados Scopus, SciELO, Web of Science e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados mostraram que no Brasil inexistem trabalhos que correlacionem simultaneamente encarceramento, racismo e fracasso escolar. Já nas bases de dados internacionais há grande quantidade de pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Cristina Piotto, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia/USP, Brasil(2007). Professora associada da Universidade de São Paulo , Brasil.

Rafael Sanchez Luperini, Universidade de São Paulo (USP)

Mestrando em Bioquímica. Formado no curso de Ciências Biológicas - Biologia Molecular e Tecnológica pela FFCLRP/USP.

Sérgio César da Fonseca, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2006).
Professor Associado da Universidade de São Paulo , Brasil.

Downloads

Publicado

2023-01-12

Como Citar

Cristina Piotto, D., Sanchez Luperini, R. ., & César da Fonseca, S. (2023). Da escola para a prisão: uma revisão sobre as relações entre encarceramento, fracasso escolar e racismo. Reflexão E Ação, 31(1), 132-146. https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17435