Da escola para a prisão

uma revisão sobre as relações entre encarceramento, fracasso escolar e racismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17435

Palavras-chave:

Racismo, Educação, Fracasso Escolar, Ponte da escola à prisão, Prisão

Resumo

Os dados sobre o sistema prisional nos Estados Unidos e no Brasil possuem semelhanças no perfil social, racial e educacional da população encarcerada. A partir disso, o objetivo da pesquisa foi analisar se as temáticas do encarceramento, racismo e fracasso escolar são abordadas de forma inter-relacionada na área da Educação. Para isso, foi feito um levantamento nas bases de dados Scopus, SciELO, Web of Science e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados mostraram que no Brasil inexistem trabalhos que correlacionem simultaneamente encarceramento, racismo e fracasso escolar. Já nas bases de dados internacionais há grande quantidade de pesquisas.

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Biografia do Autor

Débora Cristina Piotto, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia/USP, Brasil(2007). Professora associada da Universidade de São Paulo , Brasil.

Rafael Sanchez Luperini, Universidade de São Paulo (USP)

Mestrando em Bioquímica. Formado no curso de Ciências Biológicas - Biologia Molecular e Tecnológica pela FFCLRP/USP.

Sérgio César da Fonseca, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2006).
Professor Associado da Universidade de São Paulo , Brasil.

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Publicado

2023-01-30

Como Citar

Cristina Piotto, D., Sanchez Luperini, R. ., & César da Fonseca, S. (2023). Da escola para a prisão: uma revisão sobre as relações entre encarceramento, fracasso escolar e racismo. Reflexão E Ação, 31(1), 132-146. https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17435