A CONSTRUÇÃO DO EU PROFESSOR – RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA

Autores

  • José Augusto Ayres Florentino

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.1745

Palavras-chave:

Formação Docente, Prática Pedagógica, Experiência, Reflexão Crítica, Profissionalidade

Resumo

O presente ensaio é parte de um trabalho apresentado no seminário: Por una hermenéutica de la experiencia: aproximación entre Nietzsche y Foucault , realizado durante o período de doutorado-sanduíche na Universidad Nacional de La Plata/Argentina, no ano de 2010. O objetivo com este exercício narrativo foi o de contar as primeiras experiências pedagógicas como professor em um curso de Especialização em uma Instituição de Ensino Superior e, posteriormente, de anatomia humana no curso Técnico Profissionalizante, entre os anos de 2007 e 2009. Para tanto, trago relatos de uma experiência vivida no início da carreira profissional como docente, relatando como o processo produtivo da experiência (que é sempre negativa) me levaram a refletir e a repensar o meu agir pedagógico. Como se deu, a partir do saber da experiência, a construção do EU professor e, consequentemente, o giro epistemológico na minha prática educativa com a (re)construção da minha profissionalidade. Este ensaio apoia-se em autores pertinentes à temática da formação professores e da experiência e do saber da experiência, tais como Sacristán, García, Larrosa e Gadamer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Augusto Ayres Florentino

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS. Endereço: Rua Nestor José Nitschke, 60, bairro Guarujá, Porto Alegre/RS – Brasil, CEP: 91771-021. Endereço eletrônico: jose.a.florentino@gmail.com

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

Ayres Florentino, J. A. (2016). A CONSTRUÇÃO DO EU PROFESSOR – RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA. Reflexão E Ação, 24(2), 317-333. https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.1745

Edição

Seção

Relatos de Experiências