Educação e Pedagogia Socialista Soviética na escola do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17477

Palavras-chave:

MST, Pedagogia da Luta, Pedagogia Socialista Soviética, Trabalho e Educação

Resumo

Com este texto apresentamos a pedagogia da luta dos Sem Terra, seu processo educacional e os seus caminhos para as escolas com a pedagogia socialista soviética, cuja natureza se assenta no trabalho como princípio social. O objetivo de nosso estudo é refletir sobre os fundamentos do trabalho na organização da escola do MST, cujos pilares são a luta por terra, reforma agrária e transformação social. Para esse fim, nossa investigação partiu de documentos do movimento, de estudos sobre ele e a pedagogia socialista soviética. O resultado do trabalho é a percepção de que o MST está criando em suas áreas (assentamento/acampamento) o modo de produção cuja premissa está dada na organização do seu trabalho.

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Biografia do Autor

Vanderlei Amboni, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Doutor em Educação (UFSCar). Professor do Colegiado de História da UNESPAR. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (UFSCar) e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação na Diversidade do Campo (UNESPAR). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9250782741810709. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7698-4064.  E-mail: vanderlei.amboni@unespar.edu.br

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Publicado

2023-01-12

Como Citar

Amboni, V. (2023). Educação e Pedagogia Socialista Soviética na escola do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Reflexão E Ação, 31(1), 232-254. https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17477