Mapeando saberes insurgentes

práticas tradicionais de cuidado e de cura no Quilombo de Mata Cavalo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17482

Palavras-chave:

Saberes da experiência, Educação Popular, Educação não escolar, Medicina Popular

Resumo

Este artigo apresenta o Mapeamento de Práticas Tradicionais de Cuidado e Cura realizado no Quilombo de Mata Cavalo situado no município de Nossa Senhora do Livramento/MT que visa resgatar e salvaguardar saberes e práticas ancestrais ligadas aos ofícios de cuidado e cura, por meio de um processo formativo a partir de oficinas presenciais. Buscamos aqui refletir acerca dos saberes vinculados a tais práticas, numa perspectiva da educação não escolar desde os saberes culturais. É uma pesquisa de cunho qualitativo, situando-se metodologicamente no bojo da Educação Popular, considerando a sabedoria das vivências e os saberes da experiência.

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Biografia do Autor

Flávia Brito, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em
Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Licenciada em História
pela Universidade Estadual de Goiás. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas
sobre Trabalho e Educação (GEPTE) PPGE/UFMT.

Edson Caetano, UFMT Cuiabá

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação
pela Universidade Estadual de Campinas. Graduação em Ciências Sociais pela
PUCCAMP. Professor do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato
Grosso. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE)
PPGE/UFMT.

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Publicado

2023-01-12

Como Citar

Brito, F., & Caetano, E. (2023). Mapeando saberes insurgentes: práticas tradicionais de cuidado e de cura no Quilombo de Mata Cavalo. Reflexão E Ação, 31(1), 116-131. https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17482

Edição

Seção

Dossiê: Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educacionais na América Latina