O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.17517

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena, Etnoconhecimento, Povos Indígenas, Povo Terena

Resumo

Neste artigo os autores analisam o papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento Terena no contexto da escola formal, instituição pública percebida como mediadora entre conhecimentos científicos constituídos no Ocidente e conhecimentos tradicionais construídos ao longo da história de um povo originário. O objetivo maior do trabalho é analisar como os professores de escolas públicas existentes em aldeias Terena, localizadas no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, utilizam os conhecimentos tradicionais na transmissão de diversos saberes para os estudantes indígenas. Os professores Terena costumam apontar o papel relevante dos sábios anciãos como transmissores de saberes tradicionais e destacam sua importância para a educação dos alunos, cabendo aos docentes compreenderem esses saberes e os aplicarem em suas práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Paulo Vilarim, Universidade de Coimbra, CFisUC - Centro de Física

Professor de Física do Instituto Federal (IFMS). Bacharel em física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Licenciado em física pela Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), Mestre em Física da Matéria condensada pela UEM e Doutorando em História da Ciência e Educação Científica pela Universidade de Coimbra (UC). Afiliação: Universidade de Coimbra, CFisUC - Centro de Física da Universidade de Coimbra .

Décio Martins, Universidade de Coimbra

Décio Ruivo Martins tem Doutoramento em História e Ensino da Física pela Universidade de Coimbra. Tem diversos trabalhos publicados sobre História da Ciência e Etnociência. Pertenceu à Comissão científica do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. É coordenador do Curso de Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica da Universidade de Coimbra. Afiliação : Universidade de Coimbra, CFisUC - Centro de Física da Universidade de Coimbra 

Sergio Rodrigues, Universidade de Coimbra, CQC, Departamento de Química

Sérgio Paulo Jorge Rodrigues é doutorado em química e professor da Universidade de Coimbra. A sua área de investigação é a química teórica e computacional e as suas aplicações em química ambiental, astroquímica e química medicinal. Tem também interesse pelo ensino e história da química, assim como pela divulgação e comunicação de ciência. Afiliação: Universidade de Coimbra, CQC, Departamento de Química

Jorge Eremites, Uiversidade Federal de Pelotas (UFPel)

Concluiu Estágio de Pós-Doutoramento em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Doutor e Mestre em História, com Área de Concentração em Arqueologia, pela PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995, 2002) e Licenciado em História pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991). É bolsista de produtividade em pesquisa, nível 1D, do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. De 1996 a 2005 trabalhou como docente no antigo Campus de Dourados da UFMS, a partir do qual foi criada e implantada a UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados, onde permaneceu de 2006 a 2012, e atuou nos cursos de graduação em História e em Ciências Sociais e nos Programas de Pós-Graduação em História (Mestrado e Doutorado) e em Antropologia (Mestrado). Atualmente é docente na UFPel - Universidade Federal de Pelotas, onde atua como docente no curso de graduação em Arqueologia e nos Programas de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural e em História, ambos com os cursos de Mestrado e Doutorado. Na mesma Instituição, atuou de 2013 a 2018 no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (Mestrado e Doutorado), articulado nos campos da Antropologia Social e Cultural e da Arqueologia, e entre 2013 e 2019 no curso de Bacharelado em Antropologia, articulado da mesma maneira. De dezembro de 2014 a setembro de 2017 respondeu pela Coordenação Adjunta e de setembro de 2017 a março de 2018 esteve à frente da Coordenação da Área de Antropologia e Arqueologia da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Participou de algumas gestões da SAB - Sociedade de Arqueologia Brasileira (Comissão Fiscal ,1997-1999; Comissão Editorial, 1999-2001; Vice-Presidente, 2005-2007; Conselho de Ética, 2016-2017; e Presidente 2018-2019). Também representou a SAB como membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Portaria MinC n. 48, de 18/04/2018), de 2018 a 2020. É sócio-efetivo da ABA - Associação Brasileira de Antropologia, da ANPUH - Associação Nacional de História, da SAB - Sociedade de Arqueologia Brasileira e da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Tem experiências nos campos da Arqueologia, Antropologia Social e História, com ênfase em Etnoarqueologia, Etnologia Indígena e Etno-história, bem como na produção de laudos administrativos e judiciais sobre terras tradicionalmente ocupadas por comunidades indígenas. Desde os anos 1990 acumula experiências em trabalhos com comunidades indígenas, sobretudo entre os Guató, Terena, Kaiowá, Guarani (Avá Guarani), Nambikwara (Katitaurlu do Vale do Sararé) e Fulni-ô do Santuário dos Pajés, e ainda com algumas comunidades quilombolas nas regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil. Atualmente realiza pesquisas junto a comunidades Guató na região do Pantanal.

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Publicado

2022-05-30

Como Citar

Vilarim, P. R., Martins, D. R., Rodrigues, S. P. J. ., & Oliveira, J. E. de. (2022). O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul. Reflexão E Ação, 30(2), 227-243. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.17517

Edição

Seção

Artigos do Fluxo