The role of the elderly in the preservation and dissemination of terena ethnoknowledge in indigenous school in Mato Grosso do Sul state

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.17517

Keywords:

Indigenous School Education, Ethnoknowledge, Indigenous Peoples, Terena people

Abstract

In this article, the authors analyze the elders’ role in the preservation and dissemination of Terena ethnoknowledge in the context of formal school, a public institution as a mediator between scientific knowledge constituted in the West and traditional knowledge built throughout the history of an original people. The main objective of the work is to analyze how teachers, from public schools existing in Terena villages, located in Mato Grosso do Sul state, Brazil, use traditional knowledge of diverse knowledge to indigenous students’ transmission. Terena teachers tend to point out the relevant role of the wise elders as transmitters of traditional knowledge and highlight their importance for the education of students, it being up to the teachers to understand this knowledge and apply it in their pedagogical practices.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Roberto Vilarim, Universidade de Coimbra, CFisUC - Centro de Física

Professor de Física do Instituto Federal (IFMS). Bacharel em física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Licenciado em física pela Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), Mestre em Física da Matéria condensada pela UEM e Doutorando em História da Ciência e Educação Científica pela Universidade de Coimbra (UC). Afiliação: Universidade de Coimbra, CFisUC - Centro de Física da Universidade de Coimbra .

Décio Ruivo Martins, Universidade de Coimbra

Décio Ruivo Martins tem Doutoramento em História e Ensino da Física pela Universidade de Coimbra. Tem diversos trabalhos publicados sobre História da Ciência e Etnociência. Pertenceu à Comissão científica do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. É coordenador do Curso de Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica da Universidade de Coimbra. Afiliação : Universidade de Coimbra, CFisUC - Centro de Física da Universidade de Coimbra 

Sérgio Paulo Jorge Rodrigues, Universidade de Coimbra, CQC, Departamento de Química

Sérgio Paulo Jorge Rodrigues é doutorado em química e professor da Universidade de Coimbra. A sua área de investigação é a química teórica e computacional e as suas aplicações em química ambiental, astroquímica e química medicinal. Tem também interesse pelo ensino e história da química, assim como pela divulgação e comunicação de ciência. Afiliação: Universidade de Coimbra, CQC, Departamento de Química

Jorge Eremites de Oliveira, Uiversidade Federal de Pelotas (UFPel)

Concluiu Estágio de Pós-Doutoramento em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Doutor e Mestre em História, com Área de Concentração em Arqueologia, pela PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995, 2002) e Licenciado em História pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991). É bolsista de produtividade em pesquisa, nível 1D, do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. De 1996 a 2005 trabalhou como docente no antigo Campus de Dourados da UFMS, a partir do qual foi criada e implantada a UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados, onde permaneceu de 2006 a 2012, e atuou nos cursos de graduação em História e em Ciências Sociais e nos Programas de Pós-Graduação em História (Mestrado e Doutorado) e em Antropologia (Mestrado). Atualmente é docente na UFPel - Universidade Federal de Pelotas, onde atua como docente no curso de graduação em Arqueologia e nos Programas de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural e em História, ambos com os cursos de Mestrado e Doutorado. Na mesma Instituição, atuou de 2013 a 2018 no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (Mestrado e Doutorado), articulado nos campos da Antropologia Social e Cultural e da Arqueologia, e entre 2013 e 2019 no curso de Bacharelado em Antropologia, articulado da mesma maneira. De dezembro de 2014 a setembro de 2017 respondeu pela Coordenação Adjunta e de setembro de 2017 a março de 2018 esteve à frente da Coordenação da Área de Antropologia e Arqueologia da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Participou de algumas gestões da SAB - Sociedade de Arqueologia Brasileira (Comissão Fiscal ,1997-1999; Comissão Editorial, 1999-2001; Vice-Presidente, 2005-2007; Conselho de Ética, 2016-2017; e Presidente 2018-2019). Também representou a SAB como membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Portaria MinC n. 48, de 18/04/2018), de 2018 a 2020. É sócio-efetivo da ABA - Associação Brasileira de Antropologia, da ANPUH - Associação Nacional de História, da SAB - Sociedade de Arqueologia Brasileira e da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Tem experiências nos campos da Arqueologia, Antropologia Social e História, com ênfase em Etnoarqueologia, Etnologia Indígena e Etno-história, bem como na produção de laudos administrativos e judiciais sobre terras tradicionalmente ocupadas por comunidades indígenas. Desde os anos 1990 acumula experiências em trabalhos com comunidades indígenas, sobretudo entre os Guató, Terena, Kaiowá, Guarani (Avá Guarani), Nambikwara (Katitaurlu do Vale do Sararé) e Fulni-ô do Santuário dos Pajés, e ainda com algumas comunidades quilombolas nas regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil. Atualmente realiza pesquisas junto a comunidades Guató na região do Pantanal.

Published

2022-05-30

How to Cite

Vilarim, P. R., Martins, D. R., Rodrigues, S. P. J. ., & Oliveira, J. E. de. (2022). The role of the elderly in the preservation and dissemination of terena ethnoknowledge in indigenous school in Mato Grosso do Sul state. Reflexão E Ação, 30(2), 227-243. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.17517

Issue

Section

Artigos do Fluxo