A Pedagogia das Competências no Brasil e no México

o Global X Local a partir da Teoria Decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17542

Palavras-chave:

Pedagogia das Competências, Global x Local, Reformas Educacionais, Teoria Decolonial, Educação Comparada

Resumo

A Pedagogia das Competências (PC) faz parte de mudanças advindas de Reformas Educacionais justificadas pela necessidade de adequar a Educação à contemporaneidade. O objetivo da pesquisa foi comparar e contrastar as tensões entre global e local na PC, tanto no Brasil quanto no México, utilizando-se como prisma a Teoria Decolonial. Os dados foram gerados através da análise bibliográfica e documental. Percebe-se, na comparação e contraste entre Brasil e México, uma Pedagogia das Competências que molda a Educação ao formato tecnicista, voltada a questões mercadológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Macedo, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Regional de Blumenau (FURB), onde também cursou o Mestrado em Educação, ambos na linha de pesquisa de Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais. Finalizou a dissertação com o título: A pedagogia das competências no Brasil e no México: a tensão entre o global x local a partir da teoria decolonial (2013 a 2019) - com apoio/bolsa do Fumdes Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior - UNIEDU. É graduada em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). É também formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e atualmente está cursando Bacharelado em Serviço Social pela mesma instituição (UNINTER). É membro dos grupos de pesquisa: Filosofia e Educação - EDUCOGITANS; Vozes Livres - Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero e Sexualidade e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Avaliação Educacional (GEPALE).Tem experiência em diversas áreas da Educação Física e da Pedagogia, atualmente trabalha como Administradora Escolar na rede Municipal de Ensino de Araquari. Ainda no percurso do Mestrado foi tutora no Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE) nos anos de 2020 e 2021. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Comparada, Epistemologia, América Latina e Caribe, Reformas Educacionais.

Adolfo Ramos Lamar, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutorado em Educação e Mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas, pósdoutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Tem experiência nas áreas de Educação, Epistemologia, Educação Agrária, Educação Comparada, Educação Profissional e Tecnológica, Saúde, Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Consultor ad-hoc de publicações periódicas e agências de fomento. É Pesquisador do Grupo Educogitans da FURB, Grupo Paideia - Estudos e Pesquisa em Filosofia, Educação e Direitos Humanos e Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP. É um dos fundadores do Observatório Iberoamericano de Estudos Comparativos em Educação (OIECE) e foi pesquisador do Grupo de Pesquisa Comunidades Sustentáveis do Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da UESC. Participou dos projetos interinstitucionais: Alfa PlanGIES - Planejamento e Gestão das IES: relação da universidade com o entorno social para a promoção do desenvolvimento regional sustentável (União Europeia e America Latina), Os Mapas Conceituais e Temáticos de EJA em Ibero-América(CNPq) e PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: impacto do sistema de pós-graduação das regiões sul e sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino superior da região nordeste (FAPESP) e projetos do MERCOSUL "Dilemas de nuevas culturas de producción de conocimiento. Los postgrados en Argentina, Brasil y Paraguay en el Contexto de la evaluación de la calidad de la Educación Superior" e do projeto internacional "Dilemas de novas culturas de produção de conhecimento. Os programas de Pós-graduação à distância no Mercosul. Formatos, regulações e acreditação" e do Observatório Iberoamericano de Estudos Comparativos em Educação (OIECE).Tem experiência de Ensino em Cursos de Graduação e/ou Pósgraduação em Educação, Pedagogia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Farmácia, Administração, Ciências Exatas e Naturais, Fisioterapia, Farmácia, Filosofia, Meio Ambiente, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharias, Fisioterapia, Economia, Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Ciências Contábeis, Nutrição, Moda, Letras, Arte, Serviço Social, Biologia, Direito, Comunicação, Publicidade e Propaganda, Geografia, Turismo, Gastronomia, Dança, Arquitetura, Design, Gastronomia, Odontologia, Geografia, Matemática e Jornalismo.

Downloads

Publicado

2023-01-12

Como Citar

Macedo, B., & Ramos Lamar, A. . (2023). A Pedagogia das Competências no Brasil e no México: o Global X Local a partir da Teoria Decolonial. Reflexão E Ação, 31(1), 196-214. https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17542