Ambiente Interativo de Aprendizagem e Difusão de Ciências produto educacional e espaço de diálogo e pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17556

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Tecnologias Digitais, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo

Esse artigo apresenta uma investigação a partir de uma intervenção pedagógica no Ensino de Ciências. A intervenção foi desenvolvida com estudantes do nono ano de uma escola pública por meio de interações e atividades em um espaço digital denominado como Ambiente Interativo de Aprendizagem e Difusão de Ciências, tendo como base metodológica o Círculo Integrador. Através de metodologia qualitativa, as análises foram realizadas a partir de questionários individuais e relato coletivo, e permitiram identificar potencialidades do trabalho colaborativo e investigativo no Ensino de Ciências mediado pelas tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sinara Silva Chagas , UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA - 2022. Licenciada em Educação do Campo - Habilitação em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA, Campus Dom Pedrito- 2019. Integrante do Grupo de Pesquisa Coeducar: Metodologias de Ensino e Formação de Professores-UNIPAMPA. Funcionária Pública Municipal, atua como monitora de alunos com necessidades especiais desde 2006.

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS. Possui Pós-doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016, bolsista PNPD/CAPES). Possui Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2015, bolsista da CAPES), mestrado em Educação Ambiental (2004) e graduação em Oceanologia (2000), todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em Pedagogia (2015) pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. É líder do Grupo de Pesquisa Coeducar: Aprender em Ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores e integrante do Grupo de Pesquisa: Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC (FURG).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, metodologias de ensino, educação ambiental, tecnologias na educação, educação a distância e pesquisa.

Maritza Costa Moraes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS. Possui Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2015, bolsista da CAPES), mestrado Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde em (2010) e graduação no Curso de Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande (2001) e graduação no Curso de Ciências - Licenciatura Curta pela Universidade Federal do Rio Grande (1980) todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É integrante do Grupo de Pesquisa Coeducar: Metodologias de Ensino e Formação de Professores e integrante do Grupo de Pesquisa: Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC (FURG). Tem experiência na área de Matemática, Educação em ciências, Robótica Educacional, Tecnologias Digitais na Educação, Formação de professores, Educação do Campo.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Como Citar

Silva Chagas , S., de Oliveira Salgueiro de Moura, A. C., & Costa Moraes, M. . (2023). Ambiente Interativo de Aprendizagem e Difusão de Ciências produto educacional e espaço de diálogo e pesquisa. Reflexão E Ação, 31(2), 152-172. https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17556

Edição

Seção

Artigos do Fluxo