Interactive Enviroment for learning and display of science Educational product and space for dialogue and research

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17556

Keywords:

Science teaching, Digital Technologies, Virtual learning environment

Abstract

This article presents an investigation based on a pedagogical intervention in Science Teaching. The intervention was developed with students in the ninth year of a public school through interactions and activities in a digital space called the Interactive Environment for Learning and Diffusion of Science, based on the Integrator Circle. Through qualitative methodology, the analyzes were carried out from individual questionnaires and collective reports, and allowed to identify the potential of collaborative and investigative work in Science Teaching mediated by digital technologies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sinara Silva Chagas , UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA - 2022. Licenciada em Educação do Campo - Habilitação em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA, Campus Dom Pedrito- 2019. Integrante do Grupo de Pesquisa Coeducar: Metodologias de Ensino e Formação de Professores-UNIPAMPA. Funcionária Pública Municipal, atua como monitora de alunos com necessidades especiais desde 2006.

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS. Possui Pós-doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016, bolsista PNPD/CAPES). Possui Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2015, bolsista da CAPES), mestrado em Educação Ambiental (2004) e graduação em Oceanologia (2000), todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em Pedagogia (2015) pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. É líder do Grupo de Pesquisa Coeducar: Aprender em Ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores e integrante do Grupo de Pesquisa: Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC (FURG).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, metodologias de ensino, educação ambiental, tecnologias na educação, educação a distância e pesquisa.

Maritza Costa Moraes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS. Possui Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2015, bolsista da CAPES), mestrado Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde em (2010) e graduação no Curso de Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande (2001) e graduação no Curso de Ciências - Licenciatura Curta pela Universidade Federal do Rio Grande (1980) todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É integrante do Grupo de Pesquisa Coeducar: Metodologias de Ensino e Formação de Professores e integrante do Grupo de Pesquisa: Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC (FURG). Tem experiência na área de Matemática, Educação em ciências, Robótica Educacional, Tecnologias Digitais na Educação, Formação de professores, Educação do Campo.

Published

2023-05-03

How to Cite

Silva Chagas , S., de Oliveira Salgueiro de Moura, A. C., & Costa Moraes, M. . (2023). Interactive Enviroment for learning and display of science Educational product and space for dialogue and research . Reflexão E Ação, 31(2), 152-172. https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17556

Issue

Section

Artigos do Fluxo