Ambiente Interactivo para el Aprendizaje y Difusión de las ciencias producto educativo y espacio para el diálogo y la investigación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17556

Palabras clave:

Enseñanza de las ciencias, Tecnologías digitales, Ambiente de aprendizaje virtual

Resumen

Este artículo presenta una investigación basada en una intervención pedagógica en la Enseñanza de las Ciencias. La intervención se desarrolló con estudiantes de noveno año de una escuela pública a través de interacciones y actividades en un espacio digital denominado Ambiente Interactivo para el Aprendizaje y Difusión de las Ciencias, basado en el Círculo Integrador. Mediante metodología cualitativa, los análisis se realizaron a partir de cuestionarios individuales e informes colectivos, y permitieron identificar el potencial del trabajo colaborativo e investigativo en la Enseñanza de las Ciencias mediado por tecnologías digitales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sinara Silva Chagas , UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA - 2022. Licenciada em Educação do Campo - Habilitação em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA, Campus Dom Pedrito- 2019. Integrante do Grupo de Pesquisa Coeducar: Metodologias de Ensino e Formação de Professores-UNIPAMPA. Funcionária Pública Municipal, atua como monitora de alunos com necessidades especiais desde 2006.

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS. Possui Pós-doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016, bolsista PNPD/CAPES). Possui Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2015, bolsista da CAPES), mestrado em Educação Ambiental (2004) e graduação em Oceanologia (2000), todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em Pedagogia (2015) pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. É líder do Grupo de Pesquisa Coeducar: Aprender em Ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores e integrante do Grupo de Pesquisa: Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC (FURG).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, metodologias de ensino, educação ambiental, tecnologias na educação, educação a distância e pesquisa.

Maritza Costa Moraes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS. Possui Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2015, bolsista da CAPES), mestrado Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde em (2010) e graduação no Curso de Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande (2001) e graduação no Curso de Ciências - Licenciatura Curta pela Universidade Federal do Rio Grande (1980) todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É integrante do Grupo de Pesquisa Coeducar: Metodologias de Ensino e Formação de Professores e integrante do Grupo de Pesquisa: Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC (FURG). Tem experiência na área de Matemática, Educação em ciências, Robótica Educacional, Tecnologias Digitais na Educação, Formação de professores, Educação do Campo.

##submission.downloads##

Publicado

2023-05-03

Cómo citar

Silva Chagas , S., de Oliveira Salgueiro de Moura, A. C., & Costa Moraes, M. . (2023). Ambiente Interactivo para el Aprendizaje y Difusión de las ciencias producto educativo y espacio para el diálogo y la investigación. Reflexão E Ação, 31(2), 152-172. https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17556

Número

Sección

Artigos do Fluxo