Decolonialidade e Estudos de Caso

articulações teórico-metodológicas

Autores

  • Gabriel Santana Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Patrícia Barbosa Pereira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Alice Miriam Happ Botler Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) https://orcid.org/0000-0001-5654-3248

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17563

Palavras-chave:

Estudo de Caso, Decolonialidade, Colonialidade do ver

Resumo

Este artigo analisa a relação entre estudo de caso e decolonialidade na pesquisa qualitativa em educação, sobretudo no campo das políticas educacionais. Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica que situa o estudo de caso como paradigma teórico e metodológico. A partir dos estudos decoloniais, apresenta-se os efeitos da colonialidade sobre as diferenças sociais na produção/legitimação do conhecimento. Destaca-se o papel da observação nos estudos de caso e sua potencialidade de articulação à decolonialidade, com foco na colonialidade do ver como conceito chave para provocar um giro epistemológico e metodológico, potente na observação etnográfica enquanto estratégia de estudo de caso.

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Biografia do Autor

Gabriel Santana, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Educação - Políticas Educacionais, Planejamento e Gestão da Educação - pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco; Formador e colaborador do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL - UFPE), desenvolvendo pesquisas na área de gestão educacional, especialmente no que concerne a articulação escola e comunidade; e educação integral; entre as experiências profissionais: em práticas e estratégias de mediação de leitura; em coordenação pedagógica e de pesquisas em mapeamentos literários e bibliotecas comunitárias no Estado de Pernambuco; consultoria pedagógica em projetos de produção audiovisual voltados para criança; consultoria pedagógica em projetos de urbanismo tático para a infância; Co-fundador do Bloco Anárquico Carnavalesco Pife Floyd. Ex membro da Comissão Setorial de Literatura de Pernambuco. Ex articulador do Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas, Leitura e Livro. Co fundador da REleitura - Bibliotecas Comunitárias em rede.

Patrícia Barbosa Pereira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino - Setor de Educação, no qual atua nos cursos graduação em Ciências Biológicas e em Pedagogia. Nesta instituição é também credenciada no Programa de Pós Graduação em Educação, na linha de Pesquisa "Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação", e no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, nas linhas "Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática" e "Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e seu ensino/pesquisa, prioritariamente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Linguagem, Estudos Decoloniais e Interculturalidade no Ensino de Ciências/Biologia. Coordena o LIDEC - Laboratório de Estudos de Interculturalidade, Discursos e Decolonialidades na Educação. Nos últimos anos tem também se dedicado à formação inicial e continuada de professores de Ciências e/ou Biologia, participado de projetos relacionados à Educação de Jovens e Adultos, além do ensino dessas mesmas disciplinas, nos níveis Médio e Fundamental de ensino.

Alice Miriam Happ Botler, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Cursou graduação em Pedagogia (1986), mestrado em Educação na área de Política e Planejamento Educacional(1992), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Desenvolveu pesquisa comparativa de pós-doutorado na Ontário Institute of Studies in Education na University of Toronto (2009-2010), em que focalizou a gestão escolar e estudantes em situação de risco nos sistemas educacionais brasileiro e canadense. Fez estágio na Fundação Carlos Chagas (2016) e pós-doutorado sênior na Faculdade de Educação da USP com pesquisa a respeito de justiça e escola justa (2017-2018). Desenvolve pesquisas junto a linha de Politica Educacional e Gestão Escolar com abordagem sociológico-filosófica da organização escolar coletiva. Tem experiência nas áreas de Educação e Sociologia, com ênfase em Gestão e Planejamento Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, ética, justiça e violência em educação, formação de gestores e ensino de pedagogia. É professora titular da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada ao Curso de Pedagogia e ao Programa de pós-graduação em Educação, tendo atuado na Coordenação do Curso de Pedagogia nos anos de 2006 e 2007 e na coordenação do programa de pós-graduação em educação da UFPE de 2009 a 2011 e de 2020 a 2022. É vice-coordenadora do Forum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação - FORPRED Nacional. É líder do Grupo de Pesquisa Estudo das Organizações Educativas. Foi editora associada da Revista Brasileira de Politica e Administração da Educação - RBPAE no período de 2012 a 2015 e é membro da Comissão da Área de Educação na CAPES de 2011 a 2020. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da UFPE/CAPES entre 2013 e 2018. Atua em rede com a REDISCO - Religions, discriminations et racisme en milieu scolaire da Universidade Lumière Lyon 2, França e REPLAG - Rede de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Gestão Educacional. É bolsista CNPq Pq 2.

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Publicado

2023-01-12

Como Citar

Santana, G., Barbosa Pereira, P. ., & Happ Botler, A. M. (2023). Decolonialidade e Estudos de Caso: articulações teórico-metodológicas. Reflexão E Ação, 31(1), 215-231. https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17563