O problema concreto de um viés problematizador na metodologia interdisciplinar das representações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17600

Palavras-chave:

Problema Concreto, Problematização, Alfabetização Científica e Tecnológica, Tema Gerador

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre teses e dissertações brasileiras que abordam a metodologia de Ilhas de Racionalidade Interdisciplinares na formação de professores de ciências, a partir do site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, que resultou em seis trabalhos, os quais foram analisados via Análise Textual Discursiva. Apresentamos como compreensões emergentes a importância de um caráter problematizador para o problema concreto, a fim de propiciar uma Alfabetização Científica e Tecnológica, bem como a necessidade de o problema concreto emergir de um estudo da realidade em que os estudantes estão inseridos, desvelando um tema gerador, a partir do processo de investigação temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wélica Patrícia Souza de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciada e Bacharel em Química, pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Ensino de Ciências, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutoranda em Ensino de Ciências pela UFMS.

Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui Licenciatura em Física com doutorado em Educação. É docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, curso de Física Licenciatura e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Ensino de Ciências GINPEC/UFMS, no qual participa e coordena projetos de pesquisa nas linhas de construção do conhecimento e formação de professores de Ciências.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Como Citar

Souza de Freitas, W. P., & Guimarães Errobidart, N. C. . (2023). O problema concreto de um viés problematizador na metodologia interdisciplinar das representações. Reflexão E Ação, 31(2), 21-39. https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17600

Edição

Seção

Artigos do Fluxo