Ecologias e democracias

redes educativas e alternativas políticas cotidianas dos Narradores da Maré

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17612

Palavras-chave:

Narradores da Maré, Educação Ambiental, Democracia

Resumo

Esse artigo apresenta algumas práticas políticas, pedagógicas e ambientais realizadas pelo projeto de extensão “Narradores da Maré”, envolvendo redes educativas entre universidade e comunidades, com professoras/es e estudantes de cursos de graduação em licenciaturas de uma universidade federal. Destacamos o caráter radicalmente democrático, tendo como principal escopo teórico e metodológico as propostas de Paulo Freire, ao redor das pedagogias dialógicas e insubmissas, e de Marcos Reigota, acerca das influências do pensamento freireano nas perspectivas ecologistas em educação, além dos estudos com os cotidianos.

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Biografia do Autor

Rodrigo Barchi, Universidade Ibirapuera

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIB)
Pós-Doutor - Educação em Ciências (FURG)
Doutor em Educação (UNICAMP), Mestre em Educação (UNISO)
Especialista em Educação Ambiental (USP-São Carlos)  e em Gestão da Educação Pública (UNIFESP)
Licenciado em Geografia (UNISO) e Pedagogia (UNICID)
 

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Publicado

2022-08-20

Como Citar

Barchi, R., Teixeira Ramos, A. ., & Gonzalez, S. . (2022). Ecologias e democracias: redes educativas e alternativas políticas cotidianas dos Narradores da Maré. Reflexão E Ação, 30(3), 69-91. https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17612

Edição

Seção

Dossiê: Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educacionais na América Latina