Os desenhos animados na cultura lúdica entre metáforas e materializações brincantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17614

Palavras-chave:

Brincadeira, Cultura lúdica, Desenho animado, Brincadeiras de luta

Resumo

Analisa a relação das experiências das crianças com a cultura lúdica, revelando brincadeiras e categorias metaforizadas a partir dos desenhos animados. Trata-se de pesquisa etnográfica, de natureza qualitativa, realizada com 22 crianças, de uma escola da rede municipal de ensino, localizada na cidade de Cuiabá/MT. Utiliza episódios de interação como instrumentos de produção de dados. Aponta que, ao brincar com os desenhos animados e ter a oportunidade de falar sobre suas fantasias, as crianças revelaram suas autorias, protagonismos e experiências brincantes, sugerindo um saber brincante por meio de metáforas do espelho do imaginário e dos estados físicos da brincadeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Colégio Pedro II

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Lavras (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Estágio Avançado na Universidade do Minho (Doutorado-Sanduíche), em Portugal (2017). Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Docente da disciplina de Educação Física do Colégio Pedro II. Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres - NAIF/UFES (2014 - Atual) e pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação na Educação - GEPEAIINEDU/CPII e do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação pedagógica - LACIIPED/CPII (2017 - Atual), ambos vinculados à Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II. Tem experiência de pesquisa científica na área de Educação Física, com ênfase na Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: brincadeiras, infância, ludicidade, desenho animado e agressividade; e, com experiência profissional e científica na Educação Básica e no Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Como Citar

Firmino Magalhães Barbosa, R. (2023). Os desenhos animados na cultura lúdica entre metáforas e materializações brincantes. Reflexão E Ação, 31(2), 111-122. https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17614

Edição

Seção

Artigos do Fluxo