Hegemonia e Alternativas Pedagógicas nos territórios indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17625

Palavras-chave:

Educação, Alternativas Pedagógicas, Sujeito Pedagógico, Comunidades Indígenas

Resumo

O objetivo deste trabalho é fornecer uma abordagem teórica e metodológica que nos permita aproximarmo-nos às experiências pedagógicas alternativas construídas em vários territórios indígenas na América Latina. Ao longo do texto desenvolvemos três seções, relacionadas aos seguintes aspectos: a) uma breve revisão histórica das alternativas pedagógicas construídas a partir dos povos indígenas, b) uma síntese das políticas educativas construídas a partir dos povos e para os povos indígenas do México, e c) a sistematização e análise de duas experiências pedagógicas configuradas nos estados mexicanos de Oaxaca e Puebla.

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Biografia do Autor

Martha Josefina Franco García, Universidad Pedagógica Nacional Unidad 211

Doctora en Pedagogía por la Universidad Nacional Autónoma de México. Coordinadora de la Maestría en Lenguas y Culturas Indoamericanas en la Universidad Pedagógica Nacional, Unidad 211, Puebla. Pertenece al Sistema Nacional de Investigadores Nivel 1 del CONACYT y es miembro del Consejo Mexicano de Investigación Educativa y de Alternativas Pedagógicas y Prospectivas en América Latina.

Noemi Cabrera Morales, Universidad Nacional Autónoma de México (Unam)

Doctoranda en Pedagogía, Universidad Nacional Autónoma de México (Unam). Directora de Desarrollo del Curriuclum Intercultural (Dirección General de Educación Indígena, Intercultural y Bilingüe). 

Christian Aarón Cruz Cruz, Universidad Nacional Autónoma de México (Unam)

Facultad de Filosofía y Letras/Universidad Nacional Autónoma de México – FFyL/UNAM – Ciudad Universitaria – Ciudad de México – México – ORCID: 0000-0002-2798-7197.

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Publicado

2023-01-30

Como Citar

Franco García, M. J., Cabrera Morales, N., & Cruz Cruz, C. A. (2023). Hegemonia e Alternativas Pedagógicas nos territórios indígenas. Reflexão E Ação, 31(1), 25-39. https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17625

Edição

Seção

Dossiê: Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educacionais na América Latina