Sistematização de Alternativas Pedagógicas

campo de problemas, eixos de análise e experiência

Autores

Palavras-chave:

Alternativas Pedagógicas, Sistematização, Categorias intermediárias, Experiências Pedagógicas

Resumo

O sistema escolar latino-americano foi acompanhado sempre por questionamentos e experiências educativas alternativas e abordagens pedagógicas, neste artigo apresenta-se uma abordagem inicial ao campo da sistematização de experiências pedagógicas. Revisita-se a proposta teórico-metodológica que a APPeAL construiu para resgatar a memória, os saberes, as práticas e o projeto de futuro das comunidades para a formação das novas gerações. Apresentam-se os eixos de análise para caracterizar as tendências da educação na América Latina e para exemplificar, um exercício de sistematização é abordado a partir da proposta dos professores de Oaxaca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LIZ HAMUI SUTTON, Divisão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UNAM

Doutor em Ciências Sociais, Professor Definitivo em Tempo Integral C da Divisão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UNAM. Ela é uma Investigadora Nacional Nível II nomeada pelo CONACYT. Ele é um membro pleno da Academia Nacional de Medicina. Suas linhas de pesquisa estão relacionadas à educação médica e antropologia da saúde.

BEATRIZ CADENA, FACULTAD DE FILOSOFÍA Y LETRAS

Pós-graduada em Pedagogia, professora da disciplina da Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM. Membro do Programa de Formação e Pesquisa em Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educacionais na América Latina (APPEAL-México) e da Rede de Pesquisa em Educação Rural (RIER).

ASHANTY HERRERÍAS RAMÍREZ, Faculdade de Filosofia e Letras, Universidade Nacional Autônoma do México

Bacharel, com mestrado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM. Professor da disciplina na Licenciatura em Pedagogia da referida Faculdade. Membro do Programa Alternativas Pedagógicas e Prospectiva Educacional na América Latina (APPeAL). Linhas de pesquisa: sistematização de experiências pedagógicas alternativas; teoria pedagógica, formação do campo da teoria pedagógica na América Latina.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Hamui Sutton, L., Cadena, B., & Herrerías Ramírez, A. (2022). Sistematização de Alternativas Pedagógicas: campo de problemas, eixos de análise e experiência. Reflexão E Ação, 30(3), 39-52. Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/17638

Edição

Seção

Dossiê: Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educacionais na América Latina