Sistematização de Alternativas Pedagógicas
campo de problemas, eixos de análise e experiência
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17638Palavras-chave:
Alternativas Pedagógicas, Sistematização, Categorias intermediárias, Experiências PedagógicasResumo
O sistema escolar latino-americano foi acompanhado sempre por questionamentos e experiências educativas alternativas e abordagens pedagógicas, neste artigo apresenta-se uma abordagem inicial ao campo da sistematização de experiências pedagógicas. Revisita-se a proposta teórico-metodológica que a APPeAL construiu para resgatar a memória, os saberes, as práticas e o projeto de futuro das comunidades para a formação das novas gerações. Apresentam-se os eixos de análise para caracterizar as tendências da educação na América Latina e para exemplificar, um exercício de sistematização é abordado a partir da proposta dos professores de Oaxaca.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.