Comunidades Educativas como lugar metodológico da experiência na construção social do conhecimento

Autores

Palavras-chave:

Experiência, Comunidades Educativas, Epistemologia, Alternativas Pedagógicas

Resumo

O texto defende a ideia de que somente pela radical valorização da experiência em comunidades educativas pode-se falar de alternativas pedagógicas em uma educação integral em que culturas e educação se entrelaçam indissociavelmente. Considera que tais comunidades operam como lugar metodológico onde ocorre a fusão dos contextos de investigação e validação dos conhecimentos socialmente produzidos. Assim, este texto adere à crítica que o pensamento decolonial faz ao monoepistemologismo hegemônico no sistema escolar-acadêmico, investindo numa fissura epistemológica como condição necessária para emergir os “inéditos viáveis” que nos propõe Paulo Freire.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Antunes, Fundação Joaquim Nabuco

Mauricio Antunes Tavares é sociólogo, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco desde 2007 e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (Fundaj-UFRPE) desde 2014. Antes atuou como educador popular e pesquisador em organizações não governamentais de 1990 até 2007, em São Paulo e no Recife.  Coordenada a pesquisa “Comunidades Educativas: estudos dos modos de ensinar e aprender o saberfazer” iniciado no segundo semestre de 2021, em parceria entre Fundaj, UFPE e Unicap. Recentemente publicou o livro “Nós para atar e desatar: relações entre educação e cultura”, em co-autoria com Rui Mesquita, pela Editora da UFPE (2019).

Rui Mesquita, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Católica de Pernambuco (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e Pós-Doutorado na Universidad de Buenos Aires (UBA) com bolsa cedida pelo CAPES. Foi assessor da Prefeitura do Recife (2003-2006), desenvolvendo projeto de atendimento a jovens em situação de risco, em uma interface entre Educação, Política e Cultura (Que História é essa?). Tem experiência docente na área de ensino de Sociologia, Fundamentos Sociológicos da Educação, Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação Popular, Educação e Movimentos Sociais. Coordena o Laboratório de Inovação Política em Práticas Educativas (LaButuca), atuando principalmente nos seguintes temas: representação política, democracia, identidade, subjetividades coletivas, movimentos sociais, narrativa, educação popular, currículo e audiovisual. É professor assistente no Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação da UFPE desde novembro de 2009 e da Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação/UFPE (Linha: Subjetividades Coletivas, Movimentos Sociais e Educação Popular).

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Antunes Tavares, M., & Gomes de Mattos de Mesquita, R. (2022). Comunidades Educativas como lugar metodológico da experiência na construção social do conhecimento. Reflexão E Ação, 30(3), 53-68. Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/17641

Edição

Seção

Dossiê: Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educacionais na América Latina