Educative Communities as methodological place in the social construction of knowledge

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17641

Keywords:

Experience, Educative Communities, Epistemology, Pedagogical Alternatives

Abstract

The text lean towards the notion that only through a radical valuing of experience in educative communities one can sponsor pedagogical alternatives in a integral education, where education and culture are inextricably interlaced. It regards that those communities work as methodological places, in which occurs, taking in account social produced knowledge, a fusion of the investigation and validation contexts. Thus, this text adheres to the decolonial thought criticism regarding the monoepistemologism hegemonic scholastic-academic system. Finally, it investigates an epistemological fissure as a necessary condition to the emergency of “viable unheard” proposed by Paulo Freire.

 

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Author Biographies

Mauricio Antunes Tavares, Fundação Joaquim Nabuco

Mauricio Antunes Tavares é sociólogo, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco desde 2007 e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (Fundaj-UFRPE) desde 2014. Antes atuou como educador popular e pesquisador em organizações não governamentais de 1990 até 2007, em São Paulo e no Recife.  Coordenada a pesquisa “Comunidades Educativas: estudos dos modos de ensinar e aprender o saberfazer” iniciado no segundo semestre de 2021, em parceria entre Fundaj, UFPE e Unicap. Recentemente publicou o livro “Nós para atar e desatar: relações entre educação e cultura”, em co-autoria com Rui Mesquita, pela Editora da UFPE (2019).

Rui Gomes de Mattos de Mesquita, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Católica de Pernambuco (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e Pós-Doutorado na Universidad de Buenos Aires (UBA) com bolsa cedida pelo CAPES. Foi assessor da Prefeitura do Recife (2003-2006), desenvolvendo projeto de atendimento a jovens em situação de risco, em uma interface entre Educação, Política e Cultura (Que História é essa?). Tem experiência docente na área de ensino de Sociologia, Fundamentos Sociológicos da Educação, Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação Popular, Educação e Movimentos Sociais. Coordena o Laboratório de Inovação Política em Práticas Educativas (LaButuca), atuando principalmente nos seguintes temas: representação política, democracia, identidade, subjetividades coletivas, movimentos sociais, narrativa, educação popular, currículo e audiovisual. É professor assistente no Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação da UFPE desde novembro de 2009 e da Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação/UFPE (Linha: Subjetividades Coletivas, Movimentos Sociais e Educação Popular).

Published

2022-08-20

How to Cite

Antunes Tavares, M., & Gomes de Mattos de Mesquita, R. (2022). Educative Communities as methodological place in the social construction of knowledge. Reflexão E Ação, 30(3), 53-68. https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17641

Issue

Section

Dossiê: Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educacionais na América Latina