Comunidades Educativas como lugar metodológico de experiencia en la construcción social del conocimiento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17641

Palabras clave:

Experiencia, Comunidades Educativas, Epistemología, Alternativas Pedagógicas

Resumen

Este texto defiende la idea de que sólo a través de la valorización radical de la experiencia en comunidades educativas se puede hablar de alternativas pedagógicas en una educación integral en la que culturas y educación están indisolublemente entrelazadas. Consideramos que esas comunidades operan como un lugar metodológico donde ocurre la fusión de contextos de investigación y validación de los conocimientos socialmente producidos. Así, este texto se une a la crítica del pensamiento decolonial al monoepistemologismo imperante en el sistema escolar-académico, invirtiendo en una fisura epistemológica como condición necesaria para el surgimiento de los “inéditos viables” de Paulo Freire.

 

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Biografía del autor/a

Mauricio Antunes Tavares, Fundação Joaquim Nabuco

Mauricio Antunes Tavares é sociólogo, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco desde 2007 e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (Fundaj-UFRPE) desde 2014. Antes atuou como educador popular e pesquisador em organizações não governamentais de 1990 até 2007, em São Paulo e no Recife.  Coordenada a pesquisa “Comunidades Educativas: estudos dos modos de ensinar e aprender o saberfazer” iniciado no segundo semestre de 2021, em parceria entre Fundaj, UFPE e Unicap. Recentemente publicou o livro “Nós para atar e desatar: relações entre educação e cultura”, em co-autoria com Rui Mesquita, pela Editora da UFPE (2019).

Rui Gomes de Mattos de Mesquita, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Católica de Pernambuco (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e Pós-Doutorado na Universidad de Buenos Aires (UBA) com bolsa cedida pelo CAPES. Foi assessor da Prefeitura do Recife (2003-2006), desenvolvendo projeto de atendimento a jovens em situação de risco, em uma interface entre Educação, Política e Cultura (Que História é essa?). Tem experiência docente na área de ensino de Sociologia, Fundamentos Sociológicos da Educação, Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação Popular, Educação e Movimentos Sociais. Coordena o Laboratório de Inovação Política em Práticas Educativas (LaButuca), atuando principalmente nos seguintes temas: representação política, democracia, identidade, subjetividades coletivas, movimentos sociais, narrativa, educação popular, currículo e audiovisual. É professor assistente no Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação da UFPE desde novembro de 2009 e da Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação/UFPE (Linha: Subjetividades Coletivas, Movimentos Sociais e Educação Popular).

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Publicado

2022-08-20

Cómo citar

Antunes Tavares, M., & Gomes de Mattos de Mesquita, R. (2022). Comunidades Educativas como lugar metodológico de experiencia en la construcción social del conocimiento. Reflexão E Ação, 30(3), 53-68. https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17641

Número

Sección

Dossiê: Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educacionais na América Latina