Meninos e meninas em experiências de participação

um caminho para a cultura da paz e o exercício da cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17649

Palavras-chave:

Participação Infantil, Experiências Pedagógicas, Subjetividade política, Autonomia, Conhecimento

Resumo

A participação da criança é fundamental para a construção da cidadania no âmbito da paz e dos processos democráticos em nossas sociedades. Em termos legais, tem sido objeto de propostas e políticas públicas que buscam garanti-lo. Este artigo dá conta da sistematização de duas das experiências que foram orientadas em diferentes contextos da cidade de Bogotá, pelo grupo de pesquisa Infâncias da Universidade Distrital Francisco José de Caldas. As narrativas das experiências são: Participação séria do direito ao fato: experiência de aprendizagem na formação para a paz e Experiências de participação e subjetivação política no Programa Meninas e Meninos Educam Adultos (PNNEA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Virginia Triviño Roncancio, Universidad Distrital Francisco José de Caldas

Mestre em Pesquisa Social Interdisciplinar e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas. Bogotá Colômbia. Professora do IED Santa Librada; professora pesquisadora do Mestrado em Infância e Cultura da Universidade Distrital Francisco José de Caldas. Pesquisadora do Grupo de Infância. Colaborador da Rede CLACSO e membro da APPeAL Colômbia. virgitri@gmail.com ORCID https://orcid.org/0000-0002-5257-938X   Ícono de validado por la comunidad            

Cecilia Rincón Verdugo , Universidad Distrital Francisco José de Caldas

Doutor em Pedagogia UNAM. Magister em Estruturas Cognitivas Universidad Externado de Colombia. Psicopedagoga Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia. Professora - Investigadora Mestre em Infância e Cultura. Diretor do Grupo de Pesquisa da Infância. Reitor da Faculdade de Ciências e Educação da Universidade Distrital Francisco José de Caldas. Colaborador da Rede CLACSO e Coordenador do Programa APPeAL Colômbia. rinconceci@yahoo.com

Downloads

Publicado

2023-01-12

Como Citar

Triviño Roncancio, A. V., & Rincón Verdugo , C. (2023). Meninos e meninas em experiências de participação: um caminho para a cultura da paz e o exercício da cidadania. Reflexão E Ação, 31(1), 53-69. https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17649

Edição

Seção

Dossiê: Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educacionais na América Latina