A Escola de Teatro Político e Vídeo Popular “Cenas Camponesas” reflexão a partir da experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17701

Palavras-chave:

Vídeo Popular Camponês, Educação do Campo, Cultura

Resumo

O presente trabalho apresenta, no primeiro momento, a construção político-pedagógica da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular “Cenas Camponesas”. No segundo momento, problematizamos as experiências do curso “Vídeo Popular Camponês”, atividade realizada pela Escola em modalidade remota, para lideranças rurais, estudantes da educação do campo e militantes da agroecologia do sul do Estado piauiense. Temos como objetivo inspirar novos grupos e coletivos camponeses ao trabalho com as linguagens artísticas e audiovisuais, uma vez que a cultura é uma dimensão fundamental na dinâmica da luta de classes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelci Anne Pereira, UFPI

Graduada em pedagogia e em comunicação social; especialista em comunicação popular e comunitária; mestre e doutora em educação. Foi consultora da Unesco para a Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e EJA e coordenou projetos de extensão e pesquisa ligados às temáticas educação popular e trabalho associado em assentamentos rurais, pela Incoop e pelo Niase da UFSCar. Atuou nos cursos de especialização em "Educação de Jovens e Adultos" (UFSCar) e em "Educação do Campo e Agroecologia" (USP/ENFF), integrando as equipes de docentes convidados e a coordenação político-pedagógica dos cursos. Foi docente da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da UNB/FUP e, desde 2017, é professora da LEdoC da UFPI/CPCE. Tem experiência nos temas: educação do campo; economia solidária; agroecologia; teatro político. É membro programa de extensão e pesquisa Terra em Cena (UnB) e coordenadora do Núcleo de Agroecologia e Artes do Vale do Gurguéia (NAGU), do Projeto Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do PI e do Projeto Cenas Camponesas: teatro, formação humana e organização social. Faz parte do grupo de pesquisa "Terra em Cena: teatro, audiovisual na educação do campo" e do "Núcleo de Pesquisas e Estudos com Comunidades Camponesas" (Diretório de grupos do CNPq).

Ozaias Antonio Batista, UFERSA

Professor de Sociologia no Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutor em Ciências Sociais (UFRN). Mestre e Licenciado em Ciências Sociais (UFRN). Vice coordenador do Grupo de Pesquisa Mythos-Logos: imaginário e parcerias do conhecimento, sendo este vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFRN). Pesquisador do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo (GECOM). Membro da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular "Cenas Camponesas" (UFPI/UFERSA). Possui experiência como professor no ensino médio, superior e educação a distância nas disciplinas de Sociologia, Ciências Sociais e Educação. Tem interesse por atividades de pesquisa, ensino e extensão que abordem os seguintes temas: ciências sociais e educação, assim como cultura e imaginário poético.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Como Citar

Pereira, K. A. ., & Batista, O. A. (2023). A Escola de Teatro Político e Vídeo Popular “Cenas Camponesas” reflexão a partir da experiência. Reflexão E Ação, 31(2), 68-82. https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17701

Edição

Seção

Artigos do Fluxo