The School of Political Theatre and Popular Video “Cenas Camponesas" reflection from the experience

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17701

Keywords:

Popular Countryside Video, Countryside Education, Culture

Abstract

The present work presents, at the first moment, the political-pedagogical construction of the School of Political Theater and Popular Video "Peasant Scenes". In the second moment, it was problematized the experiences of the course "Peasant Popular Video", an activity carried out by the School in remote mode, for rural leaders, students of rural education and agroecology activists in the south of the Piaui State. The authors aim to inspire new peasant groups and collectives to work with artistic and audiovisual languages, since culture is a fundamental dimension in the dynamics of class struggle.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kelci Anne Pereira, UFPI

Graduada em pedagogia e em comunicação social; especialista em comunicação popular e comunitária; mestre e doutora em educação. Foi consultora da Unesco para a Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e EJA e coordenou projetos de extensão e pesquisa ligados às temáticas educação popular e trabalho associado em assentamentos rurais, pela Incoop e pelo Niase da UFSCar. Atuou nos cursos de especialização em "Educação de Jovens e Adultos" (UFSCar) e em "Educação do Campo e Agroecologia" (USP/ENFF), integrando as equipes de docentes convidados e a coordenação político-pedagógica dos cursos. Foi docente da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da UNB/FUP e, desde 2017, é professora da LEdoC da UFPI/CPCE. Tem experiência nos temas: educação do campo; economia solidária; agroecologia; teatro político. É membro programa de extensão e pesquisa Terra em Cena (UnB) e coordenadora do Núcleo de Agroecologia e Artes do Vale do Gurguéia (NAGU), do Projeto Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do PI e do Projeto Cenas Camponesas: teatro, formação humana e organização social. Faz parte do grupo de pesquisa "Terra em Cena: teatro, audiovisual na educação do campo" e do "Núcleo de Pesquisas e Estudos com Comunidades Camponesas" (Diretório de grupos do CNPq).

Ozaias Antonio Batista, UFERSA

Professor de Sociologia no Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutor em Ciências Sociais (UFRN). Mestre e Licenciado em Ciências Sociais (UFRN). Vice coordenador do Grupo de Pesquisa Mythos-Logos: imaginário e parcerias do conhecimento, sendo este vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFRN). Pesquisador do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo (GECOM). Membro da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular "Cenas Camponesas" (UFPI/UFERSA). Possui experiência como professor no ensino médio, superior e educação a distância nas disciplinas de Sociologia, Ciências Sociais e Educação. Tem interesse por atividades de pesquisa, ensino e extensão que abordem os seguintes temas: ciências sociais e educação, assim como cultura e imaginário poético.

Published

2023-05-03

How to Cite

Pereira, K. A. ., & Batista, O. A. (2023). The School of Political Theatre and Popular Video “Cenas Camponesas" reflection from the experience. Reflexão E Ação, 31(2), 68-82. https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17701

Issue

Section

Artigos do Fluxo