La Escuela de Teatro Político y Video Popular “Cenas Camponesas” reflexión desde la experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17701

Palabras clave:

Video Popular Campesino, Educación Campesina, Cultura

Resumen

Pretendemos reflexionar sobre los límites y avances de la construcción de los procesos pedagógicos de la Escuela Cenas, observando cómo la praxis extensionista de socialización del lenguaje del video documental, desde una perspectiva de poder, puede o no fortalecer la territorialización del campesinado. Nuestro horizonte más amplio es situar al audiovisual como elemento formador de la cultura, en la Educación Rural, destacándolo como praxis fundamental en la dinámica de la lucha de clases.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kelci Anne Pereira, UFPI

Graduada em pedagogia e em comunicação social; especialista em comunicação popular e comunitária; mestre e doutora em educação. Foi consultora da Unesco para a Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e EJA e coordenou projetos de extensão e pesquisa ligados às temáticas educação popular e trabalho associado em assentamentos rurais, pela Incoop e pelo Niase da UFSCar. Atuou nos cursos de especialização em "Educação de Jovens e Adultos" (UFSCar) e em "Educação do Campo e Agroecologia" (USP/ENFF), integrando as equipes de docentes convidados e a coordenação político-pedagógica dos cursos. Foi docente da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da UNB/FUP e, desde 2017, é professora da LEdoC da UFPI/CPCE. Tem experiência nos temas: educação do campo; economia solidária; agroecologia; teatro político. É membro programa de extensão e pesquisa Terra em Cena (UnB) e coordenadora do Núcleo de Agroecologia e Artes do Vale do Gurguéia (NAGU), do Projeto Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do PI e do Projeto Cenas Camponesas: teatro, formação humana e organização social. Faz parte do grupo de pesquisa "Terra em Cena: teatro, audiovisual na educação do campo" e do "Núcleo de Pesquisas e Estudos com Comunidades Camponesas" (Diretório de grupos do CNPq).

Ozaias Antonio Batista, UFERSA

Professor de Sociologia no Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutor em Ciências Sociais (UFRN). Mestre e Licenciado em Ciências Sociais (UFRN). Vice coordenador do Grupo de Pesquisa Mythos-Logos: imaginário e parcerias do conhecimento, sendo este vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFRN). Pesquisador do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo (GECOM). Membro da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular "Cenas Camponesas" (UFPI/UFERSA). Possui experiência como professor no ensino médio, superior e educação a distância nas disciplinas de Sociologia, Ciências Sociais e Educação. Tem interesse por atividades de pesquisa, ensino e extensão que abordem os seguintes temas: ciências sociais e educação, assim como cultura e imaginário poético.

##submission.downloads##

Publicado

2023-05-03

Cómo citar

Pereira, K. A. ., & Batista, O. A. (2023). La Escuela de Teatro Político y Video Popular “Cenas Camponesas” reflexión desde la experiência. Reflexão E Ação, 31(2), 68-82. https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17701

Número

Sección

Artigos do Fluxo