E eu, não sou acadêmico? Condições de êxito escolar de um professor de origem popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.17704

Palavras-chave:

Sociologia do Improvável, Narrativas (auto)biográficas, Formação docente, Êxito escolar

Resumo

A pesquisa em tela busca compreender as condições de êxito escolar de um professor de origem periférica. Opera metodologicamente com a pesquisa autobiográfica para captar pistas que dão a ver os fatores que contribuíram para tal êxito. Das narrativas problematizadas emergiram fatores que contribuíram para o êxito escolar do sujeito estudado, com destaque para a relação com o saber vivida por tal sujeito como experiência estética. Compreender as condições de êxito escolar de indivíduos de origem popular pode nos fornecer subsídios para lutar cada vez mais para que outros indivíduos conheçam tal experiência de improvável sucesso e ascendam socialmente pela via educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Costa de Santana, Universidade Federal da Bahia

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2018). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FACED) da Universidade Federal da Bahia (2021).

Marlécio Maknamara, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Santana, L. C. de ., & Maknamara, M. . (2024). E eu, não sou acadêmico? Condições de êxito escolar de um professor de origem popular . Reflexão E Ação, 32(1), 51-64. https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.17704

Edição

Seção

Artigos do Fluxo