A gênese de um espect-a(u)tor eco-relacional reflexões sobre teatro, política e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17714

Palavras-chave:

Teatro do Oprimido, Neoliberalismo, Emancipação humana

Resumo

Na década de 1970, Boal propôs, em seu Teatro do Oprimido, o neologismo espect-ator, para destacar a importância de sair da passividade e assumir uma postura ativa tanto no teatro, como nas ruas do país, que enfrentava coerção e violência de uma ditadura militar. Em 2022, depois de muitas mudanças políticas e econômicas, continua relevante formar o espect-ator? Este trabalho se dispõe a discutir isto, entender o contexto e agir para transformá-lo. Apresenta um pouco da conjuntura política brasileira e propõe contribuições da Perspectiva Eco-Relacional para ampliar e complexificar o conceito de Boal. Como principal resultado, o trabalho aponta para a gênese do espect-a(u)tor eco-relacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Antônio Fontenele Leão, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Professor Assistente na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), vinculado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), do Campus Paulo Freire. Desde novembro de 2020, coordena o Colegiado da Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias. Possui Graduação em Licenciatura em Teatro (IFCE) e em Tecnologia em Artes Cênicas (IFCE), Especialização em Cultura Popular, Arte e Educação do Campo (UFCA) e Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (UNILAB). Atualmente, é doutorando no PPG em Educação, da UFC, na linha de Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola.

João Batista de Albuquerque Figueiredo, Universidade Federal do Ceará

Professor TITULAR da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFC. Têm Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, com trabalho acerca da Interculturalidade, Decolonialidade e Perspectiva Eco-Relacional e Pós-doutorado Sênior em Educação pela Universidade Federal Fluminense, com trabalho sobre Dialogicidade Freireana. . Possui doutorado em Ciências (Ecologia ? Educação Ambiental) pela Universidade Federal de São Carlos (2003), com tese sobre Educação Ambiental Dialógica numa Abordagem Freireana; mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (1999), com uma dissertação acerca da Epistemologia e Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Como Citar

Fontenele Leão, F. A., & Figueiredo, J. B. de A. . (2023). A gênese de um espect-a(u)tor eco-relacional reflexões sobre teatro, política e educação. Reflexão E Ação, 31(2), 55-67. https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17714

Edição

Seção

Artigos do Fluxo