La génesis de un espec-a(u)tor eco-relacional reflexiones sobre teatro, política y educación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17714

Palabras clave:

Teatro del Oprimido, Neoliberalismo, Emancipación humana

Resumen

En la década de 1970, Boal propuso, en su teatro de los oprimidos, el neologismo espect-ator, para afirmar la importancia de dejar la pasividad y asumir una postura activa tanto en el teatro como en las calles del país, que sufrió coerción y violencia de una dictadura militar. En 2022, después de muchos cambios políticos y económicos, ¿sigue siendo relevante para formar el espect-ator? Este trabajo está dispuesto a discutir esto, comprender el contexto y actuar para transformarlo. Presenta un poco de la coyuntura política brasileña y propone contribuciones desde la Perspectiva Eco-Relacional para expandir y complejar el concepto de boal. Como resultado principal, el trabajo apunta a la génesis del espect-a(u)tor eco-relacional.

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Biografía del autor/a

Fernando Antônio Fontenele Leão, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Professor Assistente na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), vinculado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), do Campus Paulo Freire. Desde novembro de 2020, coordena o Colegiado da Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias. Possui Graduação em Licenciatura em Teatro (IFCE) e em Tecnologia em Artes Cênicas (IFCE), Especialização em Cultura Popular, Arte e Educação do Campo (UFCA) e Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (UNILAB). Atualmente, é doutorando no PPG em Educação, da UFC, na linha de Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola.

João Batista de Albuquerque Figueiredo, Universidade Federal do Ceará

Professor TITULAR da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFC. Têm Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, com trabalho acerca da Interculturalidade, Decolonialidade e Perspectiva Eco-Relacional e Pós-doutorado Sênior em Educação pela Universidade Federal Fluminense, com trabalho sobre Dialogicidade Freireana. . Possui doutorado em Ciências (Ecologia ? Educação Ambiental) pela Universidade Federal de São Carlos (2003), com tese sobre Educação Ambiental Dialógica numa Abordagem Freireana; mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (1999), com uma dissertação acerca da Epistemologia e Educação Ambiental.

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Publicado

2023-05-03

Cómo citar

Fontenele Leão, F. A., & Figueiredo, J. B. de A. . (2023). La génesis de un espec-a(u)tor eco-relacional reflexiones sobre teatro, política y educación. Reflexão E Ação, 31(2), 55-67. https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17714

Número

Sección

Artigos do Fluxo