A relação com o saber: um mapeamento com reflexões no campo da Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.17730

Palavras-chave:

Aprender., Ensinar., Aprender a ensinar., Saber matemático. , Charlot.

Resumo

Este artigo objetiva constituir um panorama nacional de pesquisas stricto sensu que consideram a perspectiva charlotiana da relação com o saber, abordando aspectos relativos ao ensinar e aprender matemática. Para tanto, caracteriza-se como um mapeamento tomando como banco de dados a Rede de Pesquisa sobre Relação com o Saber, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Dentre os resultados constatam-se: 269 trabalhos, cuja maioria centra-se em alunos/acadêmicos; 49 produções que enfatizam conceitos/conteúdos de matemática, nas quais a relação com o aprender possui maior abrangência em concordância com a problematização inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristhian Lovis, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2019), mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2021).

Rita de Cássia Pistóia Mariani, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática- Licenciatura (1997) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação (2000) pela mesma instituição e doutorado em Educação Matemática (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria, lotada no Departamento de Matemática, membro do PPGEMEF - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/ UFSM e do PPGECQVS - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde/UFSM.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Lovis, C., & Mariani, R. de C. P. (2023). A relação com o saber: um mapeamento com reflexões no campo da Educação Matemática. Reflexão E Ação, 31(3), 137-154. https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.17730

Edição

Seção

Artigos do Fluxo