Os saberes socialmente produtivos

da análise pedagógica às práticas de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17779

Palavras-chave:

Conhecimento socialmente produtivo, Pedagogia, Conhecimento trabalhista, Conhecimento da extensão, Conhecimento da articulação

Resumo

Este trabalho trata do conhecimento socialmente produtivo e suas implicações pedagógicas a partir de uma ampla perspectiva educacional. Em seu desenvolvimento, algumas definições de conhecimento associado serão incorporadas de forma que sejam identificadas as características desse conhecimento e possíveis significados. O conhecimento da articulação ou do vínculo é um desses significados sobre os quais nos deteremos e até daremos conta de referências empíricas postas em evidência em áreas formativas de reflexão dando assim, alguns pontos para o desenvolvimento de processos de formalização e institucionalização para experiências de extensão em Universidades com possibilidade de expansão para organizações dedicadas à produção científica e tecnológica.

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Biografia do Autor

Roberto Marengo, Universidad de Buenos Ayres (UBA)

Licenciado y profesor en Ciencias de la Educación (UBA). Es profesor de seminarios de especialización en la UNLP y profesor asociado en Metodología de la Investigación en la Facultad de Periodismo y Comunicación Social de la misma universidad. Ejerce como profesor de Pedagogía y de Política Educacional y Legislación Escolar en los Institutos Superiores Joaquín V. González y Mariano Acosta, de la Ciudad de Buenos Aires.

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Publicado

2023-01-12

Como Citar

Marengo, R. . (2023). Os saberes socialmente produtivos: da análise pedagógica às práticas de trabalho. Reflexão E Ação, 31(1), 70-87. https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17779

Edição

Seção

Dossiê: Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educacionais na América Latina